Observatório da Educação

Compartilhar

O Observatório da Educação tem como objetivos produzir e disseminar informações, promover a pluralidade de opiniões no debate público sobre educação e subsidiar os meios de comunicação, agentes educacionais e movimentos sociais no controle social de políticas educacionais e na promoção da educação como direito humano.

Foi criado em 2002, a partir da constatação de que a informação que circulava sobre educação era pautada quase que exclusivamente por governos. Quinze anos depois, esse cenário mudou e novas vozes surgiram na opinião pública. No entanto, estudantes, profissionais da educação e comunidades seguem sendo pouco ouvidos no debate e na formulação de propostas educacionais.

Para promover o direito humano à educação de qualidade para todos e todas, o Observatório da Educação produz reportagens, entrevistas e artigos, faz sugestões de pautas e fontes para jornalistas, publica pesquisas e levantamentos, realiza pedidos de informação, monitora conselhos, conferências e comissões de educação de órgãos do Legislativo e promove a participação social.