PELLLB-SP

Compartilhar

O Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB-SP) nasce de um compromisso: construir, com a participação da população de São Paulo, políticas públicas que garantam o acesso democrático à cultura, ao conhecimento e à imaginação para todas as pessoas.

A leitura e a escrita são direitos, não privilégios. Por isso, o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB-SP) nasce de um compromisso: construir, com a participação da população de São Paulo, políticas públicas que garantam o acesso democrático à cultura, ao conhecimento e à imaginação para todas as pessoas do estado.

O PELLLB-SP é objeto de Projeto de Lei Nº 529/2023 protocolado na Assembleia Legislativa em abril de 2023. Esse PL prevê a elaboração participativa do Plano e é respaldado pela Frente Parlamentar em defesa do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Para isso, foi constituído um GT de Governança do qual participam mais de 20 organizações da sociedade civil, entidades de classe, movimentos de leitura e representantes dos Poderes Executivo (secretarias de cultura e educação) e Legislativo do estado de São Paulo.

A esse GT se reporta o grupo executivo liderado por nós da Ação Educativa, instituição responsável por um conjunto de ações do processo participativo, tais como: divulgação, mobilização e formações.

Marcos de ação do PELLLB-SP:

  • Democratização do acesso: Viabilizar o acesso a livros, bibliotecas e atividades de leitura em todos os cantos do estado, garantindo que cada pessoa, independentemente de sua localização, tenha a oportunidade de compartilhar e mergulhar no mundo da leitura e do conhecimento.
  • Bibliotecas Públicas, Escolares, Populares e Comunitárias Fortalecidas: Reconhecer e valorizar a identidade e a força das bibliotecas, apoiando sua atuação como espaços democráticos essenciais de sociabilidade, liberdade e acesso à cultura e conhecimento.
  • Formação de Leitores: Promover a leitura como construção social e coletiva, incentivando a formação de pessoas mediadoras qualificadas e o desenvolvimento de programas que estimulem o compartilhamento da leitura e do conhecimento em todas as idades.
  • Leitura e Escrita como Direitos: Reconhecer a importância da leitura e da escrita como pilares da cidadania, essenciais para o desenvolvimento pessoal, social, econômico e o exercício pleno da democracia.
  • Fortalecimento da Cadeia do Livro: Apoiar todas as pessoas envolvidas na criação, produção e circulação do livro e da literatura, garantindo a bibliodiversidade e a grande abrangência da produção editorial. 

O plano é esse: 

Elabore conosco o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado de São Paulo
A tarefa de construir o PELLLB-SP é coletiva! Você pode realizar uma atividade em sua cidade, sindicato, movimento, coletivo cultural. Solicite materiais pelo e-mail: livroeleitura.sp@acaoeducativa.org.br 

Você também pode encaminhar suas proposta por meio do formulário: bit.ly/livroeleitura-sp

Participe:

  • Sessões de escuta e proposição: Atividades presenciais ou online de elaboração coletiva de propostas. Faremos 30 sessões cobrindo todas as regiões do estado. Além disso, a criação de um kit especialmente elaborado possibilitará a organização de  atividades de modo autogestionado aí na sua cidade.
  • Audiências Públicas: Ajude a moldar o plano com seus comentários e propostas por meio do parlamento local.
  • Articulação Regional: Mobilize sua comunidade e região para construirmos de forma coletiva essa nova realidade.
  • Participação em eventos. Estaremos presentes nos principais eventos do livro, leitura e bibliotecas no estado de São Paulo: seminários, encontros, feiras literárias, saraus, slams, batalhas de rima, clubes de leitura e onde mais grupos de pessoas se reúnam em torno da leitura. Faça parte da mobilização do PELLLB – SP nesses espaços!
  • Divulgação: Suas ideias e sugestões são valiosas! Compartilhe o formulário de propostas, espalhe a notícia e convide todas as pessoas a fazerem parte dessa história!