Notícias
Compartilhar

Publicação sobre conjuntura da América Latina está disponível para download

Resultado da atividade autogestionada realizada no âmbito do Fórum Social Mundial 2016, a publicação traz análises sobre as perspectivas da esquerda em diferentes países da região.

A América Latina viveu, desde o início deste século XXI, um ciclo político que levou partidos progressistas aos governos em grande parte da região. Catalisando lutas populares diversos destes governos promoveram iniciativas redistributivas e progressistas, com avanços no campo social e na promoção de direitos. Entretanto, esses governos não conseguiram reverter às tendências de desmonte do Estado de bem-estar e tão pouco construir uma opção sustentável de desenvolvimento. Assim que, vivemos agora uma reversão deste ciclo dito progressista.

Para mapear a conjuntura crítica que atravessa o continente, os traços comuns e os particulares da situação de cada país e discutir as perspectivas da esquerda na região foi organizado, durante o Fórum Social Mundial de 2016 (Montreal – Canadá), o seminário “A América Latina hoje: uma avaliação crítica sobre a esquerda e os governos progressistas”. Os textos reunidos nesta publicação refletem as apresentações de alguns dos países da região feitas durante a atividade e buscam servir de subsídio para discussões subsequentes acerca de alguns dos desafios em curso.

“A atividade possibilitou o encontro de ativistas e pesquisadores/as de diferentes países da região, promovendo um debate plural e instigante sobre as idiossincrasias da região, os avanços e recuos, caminhos e descaminhos que a América Latina trilhou nos últimos anos. A realização de iniciativas dessa natureza, aberta inclusive para a autocrítica, são essências neste momento de reconstrução de projetos para a região”, afirmou Filomena Siqueira, assessora de Relações Internacionais da Ação Educativa.

Colaboraram nesta publicação Ação Educativa, Espacio Emancipación co-organizado por Intercoll, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE, Rede Nossa São Paulo e Systemic Alternatives.

Acesse a publicação completa aqui.

Foto: Sylvia Fredriksson

Comentários: