Uma das motivações para a produção desta obra é o questionamento da tese oficial dos proponentes da BNCC de que houve ampla participação social no processo de elaboração da Base. Também se questiona a forma como os debates públicos da BNCC foram conduzidos pelo Governo Federal nos últimos três anos.
Esperamos que os profissionais da Educação Básica possam, neste livro, encontrar argumentos qualificados para construir uma visão crítica sobre a BNCC e refletir sobre os avanços e retrocessos que ela pode representar, pois a produção do currículo escolar, como indicam diversos autores e autoras desta obra, vai muito além da mera aplicação de um referencial curricular oficial nas salas de aula. Em especial, lembrando de Paulo Freire, gostaríamos de fortalecer a possibilidade de construção de uma educação democrática na qual, como professor, “Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago”. E, ainda, “Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. p. 30-31; 83.