Publicações
Compartilhar

Olhar a prática: um exercício de reflexão

Esta publicação reúne textos escritos por 15 professoras dos polos Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que constituem a sistematização das práticas desenvolvidas em sala de aula, no âmbito da metodologia Nepso.

Apoio: Instituto Paulo Montenegro

O livro Olhar a prática: um exercício de reflexão nasce de uma experiência vivenciada pela equipe Nepso e por professoras de São Paulo, em 2012, que participaram de um processo de formação teórico-prática em sistematização de experiências educativas.

Os objetivos eram criar uma cultura de registro e reflexão sobre a prática da sala de aula, disseminar a experiência do Nepso na perspectiva dos/as professores/as e construir uma metodologia própria de sistematizar. Além disso, construir aprendizagens que podem ser úteis para outros educadores e educadoras com atuação similar.

Neste livro, assinala-se a diversidade de níveis e modalidades de ensino nos quais essas professoras atuaram, o que demonstra as inúmeras possibilidades de uso da metodologia nos diversos contextos escolares: Vânia (PE) trabalhou com alunos da Educação de Jovens e Adultos; Rosângela (RS) trabalhou com a Educação Infantil; Andrea (RJ), Elvira e Cristina (SP), Aline e Carla (DF), Suely e Laene (PE), Adriana e Rubiane (RS) trabalharam com vários anos do Ensino Fundamental; Fabiana e Adriana (MG) trabalharam com um programa de correção de fluxo no Ensino Fundamental.

Download de arquivo (61 MB)
Comentários: