Publicações
Compartilhar

Almanaque Nepso 2015 – Volume 2

O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas nos diversos níveis de ensino. Este segundo Almanaque Nepso traz 236 projetos de pesquisa realizados em 2014, organizados por níveis de ensino.

Apoio: Instituto Paulo Montenegro

O programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas nos diversos níveis de ensino. É fruto da parceria entre o Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa.

Essa metodologia propõe o desenvolvimento de projetos de pesquisa educativa de opinião propiciando aprendizagens significativas e promovendo experiências de prática escolar que concretizam os princípios da contextualização de conteúdos, integração de disciplinas, valorização da iniciativa e autonomia dos jovens, cidadania e participação, afirmados nessas orientações, criando possibilidades de inovação do trabalho pedagógico.

Este segundo Almanaque Nepso traz 236 projetos de pesquisa realizados em 2014, organizados por níveis de ensino.

Utilizamos para esta organização, a estrutura e funcionamento da educação escolar no Brasil, onde está situada a maior parte das escolas que adotam a metodologia Nepso. Embora esta estrutura de ensino não seja a mesma em todos os países que compõem a rede, Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru e Portugal, é possível traçar paralelos entre todos, assegurando a consistência desta forma de apresentação.

Assim, os projetos foram distribuídos, da seguinte forma:

1. Educação Pré-escolar e Infantil – de 0 a 5 anos de idade;
2. Ensino Fundamental, subdividido em:
• Ciclo I – com duração de cinco anos, e idade entre 6 e 9 anos, para alunos com trajetória regular;
• Ciclo II – com duração de quatro anos, e idade entre 10 e 14 anos, para alunos com trajetória regular;
3. Ensino Médio – com três anos de duração (ou quatro anos, quando profissionalizante) e idade entre 15 e 18 anos, para alunos com trajetória regular;
4. Ensino Superior que oferece os cursos de graduação, pós graduação e extensão;
5. A educação de jovens e adultos (EJA) – uma modalidade e não um nível de ensino voltada para os adultos que não tiveram acesso ou continuidade de escolarização na idade própria.

Download de arquivo (8 MB)
Comentários: