Notícias
Compartilhar

Rede cria mobilização contra o uso de energia nuclear no Brasil

Mobilizar a sociedade para os riscos envolvidos na geração de energia nuclear e pressionar governos para não utilizarem essa matriz energética. Estes são os objetivos da recém-criada Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares. Atuando desde agosto em parceria com a Ação Educativa, a rede busca ampliar a luta contra o uso de energia nuclear no Brasil e no mundo, considerando que existem alternativas do ponto de vista tecnológico e que os problemas ambientais gerados não compensam a suposta eficiência da matriz energética.

A Coalizão é uma associação de pessoas que tomaram uma maior consciência dos problemas da opção nuclear com o acidente ocorrido em Fukushima, no Japão, em 12 de março de 2011. A partir deste novo caso que explicitou os riscos envolvidos, seus integrantes se articularam para evitar que este modelo energético seja disseminado no Brasil para além do que já existe, com alguns polos e as usinas de Angra, no Rio de Janeiro.

A rede defende que o Brasil não precisa de usinas nucleares para atender às suas necessidades de energia elétrica, pois existem muitas alternativas para produzir energia elétrica sem correr o risco das usinas nucleares. Para os membros da Coalizão, ninguém tem o direito de impor aos brasileiros esses riscos e as consequências de acidentes e ninguém tem o direito de deixar para as gerações futuras o pesadelo do lixo nuclear.

Entre os objetivos da Coalização estão:

– informar-se sempre mais sobre a opção nuclear, as justificativas apresentadas para adotá-la e as suas consequências, assim como sobre as alternativas a essa opção;- discutir e lançar iniciativas que elevem o nível de informação da população brasileira sobre os riscos das usinas nucleares e sobre a desnecessidade das mesmas no Brasil;- discutir e realizar ações que levem nosso governo a não construir novas usinas nucleares, interromper a construção de Angra III e iniciar o desmantelamento de Angra I e II;- discutir possibilidades de associação com iniciativas com objetivos similares em outros países.

A Coalizão não tem vínculos com partidos, governos ou igrejas. Os integrantes da dela participam a titulo pessoal, ou como membros de organizações que compartilham suas opiniões, como a Ação Educativa.

Além da Coalizão, que foi formada em São Paulo e atua a partir dessa cidade, outras Coalizões poderão ser organizadas em outras cidades do Brasil, por iniciativa de seus moradores.

Na mesma ocasião em que se criou em São Paulo a Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares foi criada, no Rio de Janeiro, a Articulação Antinuclear Brasileira, com os mesmos objetivos.

Ambas as iniciativas, que estão conectadas e atuam em rede, lançaram conjuntamente um Projeto de Lei de Iniciativa Popular visando vedar constitucionalmente, através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a construção de usinas nucleares no Brasil. A iniciativa já ganhou apoio de diversos parlamentares  e agora busca-se mais adesões tanto no Congresso quanto na sociedade civil.

Para saber mais sobre a Coalizão, suas atividades e a luta antinuclear, acesse:

Site da Coalizão: www.brasilcontrausinanuclear.com.brFacebook: www.facebook.com/pages/Coaliz%C3%A3o-por-um-Brasil-Livre-de-Usinas-Nucleares/190903064300560Twitter: twitter.com/brasil_ccun

Leia também:

Dilma diz concordar com necessidade de 10% do PIB para educação pública

Organizações lançam carta com propostas da juventude para candidatos à prefeitura de SP

Grupo de deputados tenta adiar aprovação do PNE

Comentários: