Notícias
Compartilhar

Rede Vozes realiza consulta participativa sobre a questão docente

Atividade faz parte da Semana de Ação Mundial (SAM) 2013 e pretende construir um mapa colaborativo sobre a condição dos educadores e educadoras do Brasil

A Rede Vozes da Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançaram nesta terça-feira (23/4) uma ferramenta para coletar informações sobre a questão docente no Brasil. A consulta participativa faz parte das atividades da Semana de Ação Mundial (SAM) 2013, que acontece de 21 a 28 de abril em todo o mundo.

O principal objetivo é mobilizar a comunidade participante para a discussão sobre a valorização dos professores e, por isso, são fundamentais o trabalho em grupo, as discussões prévias e o retorno dos resultados à comunidade. Mais importante que os resultados (que não terão valor estatístico), é o próprio processo de mobilização e coleta informações.

A atividade pode ser realizada até o fim de maio. Os resultados poderão ser visualizados à medida que os grupos enviarem os questionários preenchidos. Além das informações sobre os professores, será possível visualizar gráficos de quantas pessoas já participaram das atividades e em que localidades.

Podem formar grupos professores com suas turmas, conselhos escolares, sindicatos, os comitês regionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, grêmios escolares, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, entre outros.

O site traz, ainda, sugestões de como realizar a atividade e promover as discussões. Conheça a ferramenta e saiba como participar: http://consulta.vozesdaeducacao.org.br.

Outras atividades

Integrando o comitê técnico da SAM 2013, a Rede Vozes também organiza neste ano uma campanha virtual pela valorização dos profissionais da educação e um debate sobre a relação entre o professorado e a mídia, entre outras atividades.

Saiba mais sobre a Semana de Ação Mundial no Blog da SAM 2013.

Leia também:

Valorizar o professor: o que se quer dizer com isso?

Participe da Semana de Ação Mundial pela valorização dos professores

Semana de Ação Mundial 2013 terá como tema a valorização dos profissionais da educação

Veja mais um depoimento da série “O que é ser professor em sua cidade?”

 

Comentários: