Notícias
Compartilhar

Referência na promoção cultural paulistana, CCJ celebra Dia da Juventude com programação especial

Com atividades gratuitas, encontro terá participação de jovens monitores de todas as regiões de São Paulo

Na próxima sexta-feira (12), o Centro Cultural da Juventude (CCJ) será palco de festa comemorativa ao Dia Internacional da Juventude. A ocasião será celebrada com oficinas, shows, debates, rodas de conversa, entre outras atrações. Ao todo, serão 12 horas de programação especial e gratuita.

Confira a programação completa

Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, o Dia Internacional da Juventude tem como objetivo chamar a atenção do mundo para os direitos da população jovem e suas condições de vida. Neste sentido, as atividades no CCJ estabelecerão diálogos com os principais eixos que compõem a data e também destacarão o tema “Trabalho, Cultura e Resistência”.

Como parte da programação do evento, os integrantes do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC) farão encontro para troca de experiências e integração. Participante do PJMC, Mauro Victor enaltece a iniciativa. “Essa data é simbólica para os jovens monitores porque, além de colocar em destaque a juventude, será comemorada no CCJ, local onde nasceu o Programa”, destaca.

O Programa Jovem Monitor/a Cultural nasceu em 2006 e é mais uma ação concebida pelo Centro Cultural da Juventude, referência no tema na cidade de São Paulo. Realizado em convênio com a Ação Educativa desde 2013, o projeto oferece aos seus participantes a oportunidade de atuar em bibliotecas, centros culturais e museus, onde vivenciam experiências profissionais e recebem formação teórica e técnica.

Isabel Frontana, coordenadora de gestão do PJMC pela Ação Educativa, destaca a importância de observar atentamente as mudanças das juventudes no país. “Vivemos um momento em que os jovens estão conectados e mobilizados em torno de suas causas. Temos muito o que aprender com essa juventude”, reflete.

O potencial de mobilização identificado por Frontana pode ser observado na pesquisa “Agenda Juventude Brasil”, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em 2013. O estudo aponta que os atuais jovens brasileiros se sentem mais capazes de transformar o mundo do que há dez anos. Dentre as hipóteses que justificam os dados estão o aumento de políticas públicas para a faixa etária, o acesso aos meios de informação e o estímulo à experimentação. Outro dado importante para a compreensão deste cenário é que 54% dos entrevistados consideram a política algo muito importante.

 

O que: Dia da JuventudeQuando: 12 de Agosto (sexta-feira) Horário: 10h às 21h Quanto: GratuitoOnde: Centro Cultural da Juventude – Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo

 

Programação:

Troca de experiências com Programa Jovem Monitor/a Cultural, às 10h. Área de Convivência.

WorkShop de Barbearia com Casimiro Kawassaki, das 14h às 16h. Área de Convivência.

Oficina de Customização de Vestuário e Acessórios com Nátaly Neri (Afros e Afins), das 14h às 16h. Área de Convivência.

FABLAB especial Dia da Juventude, 14h.  Área de Convivência.

Espetáculo “Praga da Dança”, às 16h. Calçadão Douglas Rodrigues.

Show Acústico de James Bantu, às 18h30. Área de convivência.

Feira de Troca Livre de Produtos, Serviços e Objetos, às 17h. Área de Convivência.

Roda de Conversa “Cultura, Trabalho e Resistência”, com mediação de Max B.O., às19h30. Área de convivência.

Musical “Muzimba – Na humildade sem maldade”, com Akins Kintê, às 21h.

Orientação com SEBRAE para jovem empreendedor/a e microempresa, das 13h às 18h.

Comentários: