Notícias
Compartilhar

Representação da cultura negra é tema de visita do JADE à Pinacoteca

Os participantes do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação, da área de Juventude da Ação Educativa, fizeram uma visita monitorada à Pinacoteca de São Paulo no dia 18 de setembro.

Este ano, a formação tem como foco as desigualdades de gênero e raça na educação. Por conta disso, a equipe da Ação Educativa solicitou à Pinacoteca um roteiro de visitas que tratasse da representação da população negra e da África em obras de arte. “Queríamos levar os jovens para conhecer um museu, mas não apenas como excursão, mas como um espaço de aprendizagem relacionado aos debates que eles vêm fazendo na formação”, explica a coordenadora do JADE, Raquel Souza.

A visita começou com uma dinâmica sobre os símbolos e os estereótipos que marcam o olhar sobre a África e a Europa. Entre as obras vistas pelos jovens, estavam quadros de Cândido Portinari e Anita Malfatti (veja as obras de Anita que fazem parte do acervo aqui). Em outra sala, os jovens entraram em contato com artefatos e esculturas de diversas origens. O monitor sugeriu que eles indicassem quais objetos tinham contribuição da cultura africana. Uma das obras era uma imagem de Santa Bárbara, de autor desconhecido, representada de forma sincrética com a orixá Iansã. “Eu nunca tinha ido em nenhuma exposição de arte, mas, pelo que eu vi, aquelas obras têm um contexto histórico importante. Quando eu olhei para as obras, eu conseguia imaginar o que estava atrás delas”, conta Fernanda Teixeira, 17 anos.

Raquel Souza destaca que a visita com uma turma pequena – 18 jovens – e em um dia de semana tornou o momento mais frutífero. “O que eu mais gostei é que a visita foi monitorada e a gente podia fazer perguntas se tivesse alguma dúvida. A gente via muitos pontos de vista em uma sala e, através desses pontos de vista, podia entender o contexto histórico de quem pintou e o papel daquele personagem que foi retratado”, diz Ana Coutinho, 18 anos.

Leia mais:

O que você quer ser quando crescer? Vídeo produzido pelo projeto Tô no Rumo aborda juventude, trabalho e profissão

Ensino Médio e orientação profissional são temas de debate em roda de conversa da área de Juventude

Comentários: