Gratuito e aberto ao público, evento no dia 02/08 está alinhado aos esforços do TSE para estimular jovens a votar
A Ação Educativa realizará na sexta-feira, 2 de agosto, o evento “Diálogo com Pré-Candidatas – Juventudes”. O encontro, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá na sede da organização em São Paulo, às 18h30 e tem como objetivo proporcionar um espaço para que as pré-candidatas à Câmara Municipal de São Paulo apresentem suas propostas voltadas ao público jovem.
A iniciativa será promovida pelo projeto Mude com Elas que, por meio da articulação entre o poder público, as empresas, as organizações da sociedade civil e as juventudes, realiza diversas ações para superar as barreiras impostas pelo racismo, o sexismo e a condição socioeconômica no acesso, na permanência e no desenvolvimento de jovens mulheres negras no mundo do trabalho.
Para incentivar ainda mais o eleitorado jovem, o TSE tem feito uma série de iniciativas para o alistamento eleitoral e voto consciente de milhões de jovens. Esse engajamento também é despertado pelo interesse da juventude em conhecer mais sobre política e todos os temas que abrangem esta temática.
De acordo com Andreia Alves, assessora do projeto MUDE com Elas, a iniciativa vai de encontro às propostas sugeridas pelo TSE, entendendo que, mais do que ir às urnas, os jovens precisam considerar seus próprios interesses e necessidades na hora de fazer a escolha de seus representantes
“Votar em quem realmente leva a sério esta pauta, está disposta/disposto a escutar as juventudes, em sua pluralidade, entendendo sobre suas especificidades, acredito que é um bom início para que políticas públicas efetivas possam ser construídas. Não existe política pública efetiva sem a participação dos movimentos sociais e isso inclui a voz dos movimentos de juventudes. A participação das juventudes é fundamental para que possam ser levadas em consideração suas urgências quando se pensa em políticas públicas”, complementa.
Para o Diálogo com Pré-Candidatas, foram chamadas diversas organizações sociais e coletivos que atuam na promoção de políticas públicas para a juventude, com foco especial na população negra. Com isso, a Ação Educativa pretende proporcionar a esse público um espaço seguro de diálogo com pessoas que poderão ser representações políticas nos próximos anos.
Um recente relatório do Mude com Elas, estruturado a partir de dados do PNAD 2023, mostrou que, considerando jovens negros – na faixa etária entre 18 e 24 anos – apenas 44% das mulheres e 43% dos homens possuem carteira assinada. Ainda sobre os dados PNAD, 33,9% das mulheres negras desempregadas estão à procura de trabalho há 2 anos ou mais, a maior taxa do país.
“Nossas vozes e anseios têm que ser ouvidos por quem quer nos representar. A gente já traz muitas vivências complicadas por ser jovem, negra e morar na periferia. Então nada melhor do que esses espaços de diálogos para que haja boas propostas de políticas públicas e que sejam assertivas e inclusivas para juventudes negras e jovens negras”, explica Allexia Antuona, integrante do projeto da ONG Ação Educativa.
“Com garantia dos nossos direitos, acessos, inclusão e permanência no trabalho e com oportunidades reais de crescimento. Trajetória e experiências temos! “Se quer nos representar tem que nos ouvir e colocar em prática os direitos de jovens mulheres negras”, complementa.
A mediação do debate será conduzida por Alicia Oliveira e Stephanie Felicio, jovens negras que fazem parte da Rede Multiatores promovida pelo projeto Mude com Elas. Entre as pré-candidatas confirmadas, estão: Débora Dias, Ingrid Soares, Keit Lima, Neon Cunha, Simone Nascimento, Vanilda Anunciação.
Para participar é necessário inscrição prévia.
SERVIÇO – Diálogo com Pré-Candidatas – Juventudes
Data: 2 de agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório da Ação Educativa – Rua Gen. Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP