Notícias
Compartilhar

Segurança pública e juventude será tema de debate na Ação Educativa

Na próxima quarta-feira (10/05), a partir das 19h, o Ação em Debate abordará os resultados da publicação “Que Segurança Pública Queremos? – Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública”.

A pesquisa, realizada em 2016 em Sapopemba e São Mateus, mapeou a visão sobre segurança pública de um grupo de 180 jovens, profissionais e moradores/as destes dois bairros da periferia leste de São Paulo. O que pensam sobre as políticas públicas nesse campo? Quais problemas são vivenciados?

A proposta foi discutir as políticas de segurança pública não apenas tendo esses segmentos como alvo das políticas nesse campo – frequentemente marcadas pela presença violenta da polícia e do Estado – mas também ouvindo essa parcela da população e entendendo um pouco da sua experiência e visão sobre os problemas vivenciados no cotidiano.

A roda de conversa contará com a presença de Raquel Souza, pesquisadora e doutoranda na Faculdade de Educação da USP, Allyne Andrade, advogada e coordenadora de Educação do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), e Douglas Belchior, fundador e professor da Uneafro Brasil (a confirmar).

Segura Essa Ideia

A pesquisa faz parte do projeto Segura Essa Ideia: Jovens Articuladores pelo Direito à Segurança (JADS), que teve como objetivo produzir reflexões e recomendações para lidar de forma participativa com o tema da segurança pública e da violência contra a juventude, envolvendo jovens, estudantes, professores/as, familiares e gestores/as da região de São Mateus e Sapopemba.

O projeto se desenvolveu em três fases articuladas. A primeira delas foi a capacitação sobre a temática de segurança pública com dez jovens de 15 a 20 anos moradores das regiões de São Mateus e Sapopemba, realizada ao longo de dez meses. Os jovens forma­dos conduziram a segunda fase do projeto que se deu com a realização de oito grupos de diálogo, espaços de reflexão e debate coletivo que apontaram caminhos possíveis para a elaboração de melhores políticas públicas de segurança.

Ao final, os jovens realizaram uma intervenção artística expressando a sua percepção sobre as questões tratadas ao longo do projeto. A publicação “Que Segurança Pública Queremos? – Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública” traz uma sistematização dos debates e propostas para a segurança pública apresentadas nos oito grupos de diálogo realizados entre junho e julho de 2016.

Debate sobre segurança pública a partir da publicação “Que Segurança Pública Queremos? – Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública”
Data: 10/05, a partir das 19h
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo/SP)
Transmissão ao vivo: www.acaoeducativa.org/aovivo

Comentários: