Notícias
Compartilhar

Seminário em Brasília promove discussão sobre a democratização do sistema de justiça

Realizado nos dias 22 e 23 de junho, o seminário nacional “A democratização do sistema de justiça e as reformas estruturais que precisamos” discute transformações necessárias que reflitem em maior participação social na justiça brasileira.

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e a Articulação Justiça e Direitos Humanos promovem nestes dias 22 e 23 o Seminário Nacional A democratização do sistema de justiça e as reformas estruturais que precisamos.

Movimentos sociais, organizações de direitos humanos, pesquisadores, operadores do direito de diversos segmentos (magistratura, ministério público, defensoria pública, universidades e advocacia), jornalistas e representantes de legislativo e executivo participarão da atividade, para debater formas de garantir participação popular e outros mecanismos de democratização do sistema de justiça.

Composto por instituições da administração pública brasileira, o Sistema de Justiça também deve incorporar mecanismos que o torne mais plural e que ouça as vozes que demandam direitos e maior participação. No entanto, as respostas vindas do Judiciário atualmente não atendem aos anseios populares. Isso ocorre em meio a um contexto de intensa reação conservadora e retrocessos no campo dos direitos humanos.

Para ajudar nessa discussão, o seminário irá debater a relação de temas como a reforma do sistema político, democratização da comunicação, reforma agrária, direito à cidade, questões indígenas e combate ao machismo, racismo e homofobia com as transformações necessárias na política de justiça.

O seminário será realizado no Auditório do Instituto de Ciências Políticas e Relações Inetrnacionais IPOL/IREL, na Universidade Brasília.

Lançamento de livro

Durante o evento, no dia 23, será lançado o livro Justiça e Direitos Humanos: perspectivas para a democratização da justiça. A obra, produzida pela organização Terra de Direitos e pela Articulação Justiça e Direitos Humanos, foi organizada por organizado por Antonio Escrivão Filho, Darci Frigo, Érika de Lula Medeiros, Fernando Gallardo Vieira Prioste e Luciana Cristina Furquim Pivato, e conta com nove textos escrito por pessoas de diferentes organizações.

>>Confira a programação: goo.gl/BO7TYG

>>Faça sua inscrição: goo.gl/wWketa

Serviço

Seminário Nacional A democratização do sistema de justiça e as reformas estruturais que precisamos

Data: 22 e 23 de junho de 2015

Início: 9h

Local: Auditório do Instituto de Ciências Políticas e Relações Internacionais IPOL/IREL

Universidade de Brasília

Brasília-DF

Veja a matéria no site: http://goo.gl/FPX8L9

—-

Contato para mais informações:

Luciana Pivato (61) 8106-4431

luciana@terradedireitos.org.br

José Moroni (61) 9965-8560

moroni@inesc.org.br

Antonio Escrivão Filho (61) 9199-3068

antonio@terradedireitos.org.br

Darci Frigo – (41) 9987-4660

frigo@terradedireitos.org.b72

Comentários: