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Sérgio Haddad recebe homenagem Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos

Um dos fundadores da Ação Educativa, Sérgio Haddad, será homenageado pelo prêmio Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos, durante a 38º Reunião Nacional da Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

Sérgio Haddad procurou integrar em sua trajetória de vida a condição de pesquisador e educador com a de ativista social. Iniciou no campo dos direitos humanos e da educação popular, ainda como estudante secundarista, na década de 1960, alfabetizando adultos na Favela do Jaguaré em São Paulo, utilizando a metodologia proposta por Paulo Freire. A partir de 1973 implantou, em São Paulo, um curso de escolarização básica noturno para jovens e adultos (antigo Ensino Supletivo) e lá trabalhou como professor e coordenador por dezessete anos. A experiência virou referência para outros cursos, por sua qualidade e inventividade, e acabou por marcar a sua vida no plano profissional e como pesquisador. O curso existe até hoje.

Ainda no período da ditadura militar no Brasil (1964-1984), paralelo com o trabalho que realizava no curso para adultos, tornou-se colaborador do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), onde realizou trabalhos de alfabetização e educação popular em várias partes do Brasil, por demanda das pastorais das Igrejas Católica e Protestantes dos movimentos populares. Em 1994, com o encerramento do CEDI, junto com um conjunto de ativistas fundou a Ação Educativa, para atuar no campo dos direitos educativos, culturais e de juventude. Foi seu coordenador executivo por 15 anos, ajudando a entidade a se tornar uma referência entre as organizações de direitos humanos. Em 1998, foi eleito Presidente da Associação Brasileira das ONGs (Abong) e ficou nesta posição até 2003, por dois mandatos, seguido por mais três anos como Diretor de Relações Internacionais. Na presidência da Abong, em conjunto com mais sete lideranças de organizações sociais e movimentos populares, idealizou e organizou o primeiro Fórum Social Mundial – FSM, em 2001, que se tornou um dos movimentos mais importantes no campo da luta da sociedade civil global por um novo modelo de desenvolvimento, contra o neoliberalismo e na defesa dos direitos humanos. O Fórum vem sendo realizado até hoje em várias partes do mundo.

Em 2002, foi eleito o primeiro Relator Nacional pelo Direito Humano à Educação da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – DHESCA, para o período de 2002-2004. Inspirado na experiência dos Relatores da ONU atuou monitorando a situação dos direitos humanos da educação no país, por meio de missões que investigaram denúncias de violação, publicando relatórios com recomendações para os poderes públicos. Em 2005, em conjunto com um grupo de defensores de direitos humanos, ajudou a instituir o Fundo Brasil de Diretos Humanos e foi seu Diretor Presidente por três mandatos consecutivos, até 2011.

No campo acadêmico, possui graduação em Economia, pela Universidade de São Paulo (1971); Pedagogia, pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1971); mestrado (1982) e doutorado (1991) em História e Sociologia da Educação, pela Universidade de São Paulo. Como associado da ANPEd, foi um dos criadores e coordenador do GT de Educação Popular e do GT de Educação de Pessoas Jovens e Adultas; ainda foi membro da diretoria no biênio 1992-1993 e da editoria responsável pela Revista Brasileira de Educação, do número 0 de 1995 ao número 14 de 2000. Participou da composição do primeiro Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES e da Comissão Nacional de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (CNAEJA/MEC). Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, representando a sociedade civil nos governos Lula e Dilma. Participou de conselhos diretivos de diversas organizações da sociedade civil nacional e internacional, dentre eles o Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE), Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL), Rede Social de Direitos Humanos e Greenpeace. Atualmente é assessor e pesquisador da Ação Educativa, coordenando as unidades de formação e relações internacionais. Nesta posição, vem trabalhando na organização das Semanas de Formação em Educação Popular e Direitos Humanos, desde 2016, e na implantação de um centro permanente de formação nestas temáticas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Fonte: ANPEd

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