Tipos de publicação Livros e artigos
-
Por que discutir gênero na escola?
Esta publicação que propõe caminhos para abordar a temática de gênero no ambiente escolar de forma acolhedora, reflexiva e comprometida com a justiça social e com a equidade.
-
Educar com liberdade, não com medo: argumentos contra a militarização da educação
Textos da publicação denunciam os impactos da militarização das escolas no Brasil, em especial diante do avanço do Programa de Escolas Cívico-Militares em São Paulo.
-
Educação Antirracista em Diálogo Apoio: Fundação W.K. Kellogg
-
Inteligência Artificial Generativa: discriminação e impactos sociais
Esta publicação foi organizada pelo projeto Desvelar, com apoio da Fundação Mozilla, Projeto Nanet e Infolambe.
-
Educação Antirracista em Diálogo – Por uma educação antirracista: currículo e prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar
-
Educação Antirracista em Diálogo – Pretagogias: Educação infantil antirracista
Neste artigo, Elly Bayó trata da pretagogia, relacionando a ressignificação dos territórios curriculares da pedagogia com a valorização dos saberes das corporeidades negras existentes dentro dos processos educativos.
-
Educação Antirracista em Diálogo – EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadas
O artigo “EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadas” dá continuidade a série “Educação Antirracista em diálogo” proposta pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) e Ação Educativa.
-
Reconstrução em Pauta – O Projeto de Vida entre o objetivo e o subjetivo desafia o Ensino Médio
A Ação Educativa, em colaboração com pesquisadores e ativistas, apresenta o quinto volume da série “Políticas Públicas de Juventude: Reconstrução em Pauta”.
-
Educação Antirracista em Diálogo – Juventudes negras, educação escolar e a lei 10.639/03
O artigo tem como centralidade a discussão sobre educação escolar para a população negra, em especial para as juventudes negras. Ao denunciar que, de diferentes maneiras, a escola ainda expulsa as e os estudantes, o texto se posiciona em direção oposta a esse processo e explicita aspectos fundamentais para que as políticas públicas educacionais possam garantir uma educação de qualidade como um direito para todas as pessoas.
-
Reconstrução em Pauta – Um trabalho com sentido e com direitos: considerações para a (re)construção de políticas públicas de trabalho para jovens no Brasil
Neste quarto número, Maria Carla Corrochano apresenta uma importante reflexão sobre o debate em torno das relações entre juventude e trabalho no país.
-
Reconstrução em Pauta – Mapas e caminhos de políticas públicas de juventude: qual é a bússola de reconstrução?
Neste terceiro número, Helena Abramo apresenta uma leitura crítica dos atuais diagnósticos sobre a realidade juvenil e das diretrizes produzidas a partir destas análises, propondo uma inversão dos mapas e caminhos para a reconstrução das políticas públicas de juventude no país.
-
Reconstrução em Pauta – Políticas públicas de juventude e cultura: relações e dilemas
O objetivo do artigo é evidenciar conquistas, limites e tensões das últimas décadas, apontando desafios e possibilidades para o futuro das políticas públicas de juventude na esfera cultural