No início de novembro, a primeira turma de Jovens Monitores Culturais que atuou sob o convênio entre a organização Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação e a Secretaria Municipal de Cultura finalizou seu ciclo de formação no Programa Jovem Monitor Cultural.
No encontro do dia 27/10, os jovens tiveram oportunidade de avaliar as formações teóricas a partir dos temas trabalhados e das metodologias utilizadas. Atuando desde outubro de 2013 no programa, eles trouxeram elementos importantes que serão considerados no planejamento das próximas turmas.
O processo de avaliação teve continuidade na segunda-feira (03/11), onde os Jovens Monitores avaliaram a formação prática com a orientação da equipe gestora do CCJ – Centro Cultural da Juventude.
Os jovens escreveram cartas relatando suas experiências e dando as boas vindas aos novos Jovens Monitores que estão chegando ao programa. O ciclo foi encerrado com um momento de confraternização regado a pizza, música e dança.
Parte daqueles que tiveram destaque no programa seguirá atuando como Jovem Monitor por mais um ano, desempenhando um papel de liderança e orientação dos novos jovens que serão inseridos.
Programa Jovem Monitor Cultural
Com o objetivo de estimular a inserção socioeconômica de jovens mediante o oferecimento de formação direcionada e experimentação profissional no campo da cultura, o Programa Jovem Monitor Cultural se realiza em atividades práticas e teóricas de caráter formativo, que ocorrem ao longo de um ano.
São 30 horas semanais remuneradas, sendo 24 de formação prática, executadas em equipamentos públicos da Secretaria de Cultura, e seis de formação teórica, na qual são promovidas leituras, discussões e produções de texto, visitas monitoradas, elaboração de projetos e participação em oficinas.