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Uso dos Indicadores da Qualidade na Educação é tema de relatório da Save The Children UK que trata do envolvimento das comunidades locais para melhoria da aprendizagem

Artigo destaca o papel da metodologia dos Indicadores da Qualidade na Educação no engajamento de uma ação coletiva em torno do combate às desigualdades e aprimoramento da relação entre ensino e aprendizagem no universo escolar

Lançado no último dia 11 de dezembro, o relatório: “O Direito de Aprender: Melhorar Participação Comunitária na Aprendizagem”, elaborado pela Save The Children – organização internacional que atua em defesa dos direitos da criança, reúne uma série de artigos que destacam iniciativas ao redor do mundo que tratam do papel central que pais e comunidades locais podem exercer para melhorar a qualidade da educação.

Com destaque para a participação da comunidade escolar, artigo produzido por Claudia Bandeira e Luis Serrao, assessores de projeto na Ação Educativa, apresenta a metodologia dos Indicadores da Qualidade na Educação e traz uma de suas experiências de aplicação implementadas entre 2010 e 2012. Para Claudia Bandeira, assessora do projeto na Ação Educativa, a publicação conquista lugar diferenciado ao priorizar a autonomia e os processos participativos nesse contexto no qual desempenho e aprendizagem são os focos principais.
“Partilhar uma experiência a partir da perspectiva da democracia, educação e participação, além de valorizar a atuação da comunidade desponta como um instrumento efetivo no combate às desigualdades. Priorizar a reflexão sobre a qualidade da educação, considerando suas inúmeras dimensões para além do desempenho auxilia a elaboração de políticas públicas que assegurem o exercício pleno e autônomo do direito à educação”, ressalta.
Confira o artigo na íntegra. Acesse a página 25 do texto em inglês.
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