Notícias
Compartilhar

Veja quem são os novos sócios da Ação Educativa

Durante a 21ª Assembleia Geral Anual, realizada na quarta-feira (22/05), sete novos sócios foram eleitos para compor a Assembleia Geral da Ação Educativa ao lado dos 49 atuais. Veja abaixo quem são os novos sócios e seus respectivos históricos de atuação em defesa de direitos educativos, culturais e ou de juventude.

Durante a 21ª Assembleia Geral Anual, realizada na quarta-feira (22/05), sete novos sócios foram eleitos para compor a Assembleia Geral da Ação Educativa ao lado dos 50 atuais. Veja abaixo quem são os novos sócios e seus respectivos históricos de atuação em defesa de direitos educativos, culturais e ou de juventude.

Fernanda Campagnucci Pereira

Fernanda é colabora com a Ação Educativa desde 2005, quando foi estagiária da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Atuou como repórter e produtora da Rádio CBN por dois anos e, desde 2009, exerce a função de editora do Observatório da Educação da Ação Educativa. Colaborou com diversas publicações da imprensa alternativa e, em 2011, publicou livro-reportagem “O Outro Lado do Muro: uma viagem à Palestina”, pela editora Multifoco (RJ).

Graduou-se como jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2008 e faz mestrado na Faculdade de Educação da mesma instituição (FE-USP), na área de Sociologia da Educação. Desenvolve pesquisa sobre o chamado “Silêncio dos Professores”, investigando as causas da ausência da voz do professorado da educação básica no debate público sobre educação, notadamente aquele que acontece por meio da imprensa.

Cleib Aparecida Cupertino (Baby)

Graduada em Química e Química Industrial pela Universidade de Guarulhos, fez carreira como multiartista. É bailarina, artista plástica, ritmista e produtora, iniciou a carreira artística em 75 e como produtora em 2006. É coordenadora de projetos da associação Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra. Em 2009, criou a rede Aruanda Mundi, um espaço para a divulgação de trabalhos acadêmicos, artísticos e saberes da cultura afro-brasileira e africana. Coordenadora do Ponto de Cultura Ilú Ònà Caminhos do Tambor e idealizadora dos projetos Tenda Afro Lúdica e Ilú na Estrada Afro Turismo.

Luciana Martinelli

É co-fundadora e conselheira da Aracati – Agência de Mobilização Social, parceira da Ashoka Empreendedores Sociais desde 1999. Atua como facilitadora e consultora com experiência nacional e internacional nas áreas de políticas públicas de juventude, desenvolvimento de processos grupais, planejamento estratégico e metodologias participativa.

Luciana é graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Democracia Participativa, Movimentos Sociais e República pela UFMG e em processos grupais pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.

Luiz Barata

Graduado no curso de Ciências Sociais da USP, desenvolve projetos nas áreas de educação, cultura e juventude desde 2001. Foi coordenador do Projeto Cinema e Vídeo Brasileiro nas Escolas, desenvolvido pela Ação Educativa, que formou diversos professores em linguagem audiovisual das escolas públicas da Zona Leste de São Paulo entre os anos 2001-2005. Em 2006, passou a coordenar do Centro de Mídia Juvenil e atuar diretamente com jovens e grupos juvenis no apoio e formação no desenvolvimento de seus projetos. A partir de 2009, começou a atuar também do Programa de Cultura da Ação Educativa. Em 2010 coordenou educadores do Projeto Arte na Casa durante seis meses, coordenou oficinas de elaboração de projetos para o Programa Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura do Município de São Paulo (Editais 2007 e 2008) e o curso Elaboração de Projetos Culturais de Editais Públicos realizados em 2010/2011 no Ponto de Cultura Espaço Cultural Periferia no Centro.

Mais recentemente, no ano de 2012, coordenou a programação do Ponto de Cultura Periferia no Centro. Desde o início de 2013, passou a atuar como coordenador de Programas da Associação Beneficente Assistencial Aquarela que desenvolve projetos culturais com crianças e adolescentes. A partir do seu envolvimento em diferentes comissões de avaliação de projetos juvenis e culturais tem participado de diferentes iniciativas de formulação de políticas públicas para a juventude e cultura, como a proposta do VAI II, o Bolsa Cultura e a reformulação do Conselho Municipal de Cultura.

Cristina Meirelles

Socióloga graduada na Universidade de Paris I – Sorbonne e Mestre em educação pela PUC-SP, desenvolve trabalhos na área social e educacional desde 1990, quando atuou em projetos de desenvolvimento comunitário e de instituições educativas junto a organizações públicas e privadas em São Paulo, e como formadora de gestores e educadores de organizações atuantes na periferia  das cidades.

Atuou como analista de projetos para a VITAE e gerenciou por sete anos os programas e projetos da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Desde 2002 é consultora de processos, planejamento, avaliação e sistematização, realizando pesquisas e publicações junto a ONGs, governos, fundações empresarias ou agências multilaterais. É diretora presidente e fundadora da CASA7 – Memórias e Aprendizagens, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da prática social pela via da produção e articulação do conhecimento que dela deriva.

Lucia Cassab Nader

Desde abril de 2011 é diretora executiva da Conectas Direitos Humanos. Integra a equipe da organização desde 2003, tendo sido coordenadora de redes (2003-2005) e coordenadora de relações internacionais (2006-2011). Nessa última função, criou o Projeto de Política Externa e Direitos Humanos e foi secretária executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa.

Antes de trabalhar na Conectas, Lucia foi coordenadora de comunicação e relações institucionais do Instituto Sou da Paz. É pós-graduada em Desenvolvimento e Organizações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences-Po/França) e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP. Fez cursos de especialização em gestão de organizações da sociedade civil, dentre eles “Gestão para Organizações do Terceiro Setor” (Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, Brasil) e “Expanding Impact: Non- Governamental Organization – Legitimacy, Impact and Partnerships” (Kennedy School of Harvard, Estados Unidos). Foi nomeada empreendedora social pela Ashoka Empreendedores Sociais em 2009.

Waldemir Bargieri

Bacharel e licenciado em geografia pela USP, é sócio da Ação Educativa desde 2002. Especializou-se em gestão de riscos e controles internos e foi por mais de 35 anos analista do Banco Central.

Leia também:

Ação Educativa realiza assembleia anual e elege nova diretoria
Para presidenta, organização manteve identidade com dinamismo

Comentários: