Notícias
Compartilhar

Wikipedia promove concurso fotográfico para melhorar ilustração de seus artigos

Atividade organizada pelos colaboradores da ferramenta ocorre durante o mês de maio

Durante todo o mês de maio, ocorre o concurso fotográfico Wiki Loves Earth Brasil – Patrimônio Natural. A atividade, promovida por colaboradores da Wikipedia e de outros projetos Wikimedia, tem como objetivo incentivar que pessoas registrem e compartilhem imagens de patrimônios naturais do mundo todo.

O concurso será realizado também em outros países e terá uma etapa nacional, com a seleção das 10 melhores fotos do Brasil, e uma internacional, na qual serão escolhidas as 10 melhores do mundo. Haverá ainda duas categorias: melhor fotografia e melhores contribuições (relevância e potencial de incorporação nos projetos Wikimedia). Em ambas serão premiados os primeiros três primeiros colocados.

Para participar do concurso, basta subir suas fotos no Wikimedia Commons (um repositório de mídias que alimenta os artigos da Wikipedia) até o dia 31 de maio. É importante lembrar que ao subir a foto no repositório, você terá que adotar a licença dos projetos Wikimedia, Creative Commons BY ShareAlike, que garante a inclusão do nome do autor, mas também quaisquer outros usos sem pagamento de direitos autorais, incluindo usos comerciais.

Na página do concurso é possível encontrar detalhes sobre o regulamento, como fazer o cadastro para subir a foto no repositório, as regras de licenciamento da imagem e uma lista de patrimônios naturais brasileiros, parques e áreas de preservação que estão precisando de fotos na Wikipedia.

Comentários: