Notícias
Compartilhar

Dia do Graffiti 2021 está chegando! Conheça a programação virtual

Neste sábado, 27/03, grafiteiros convidados dialogam sobre arte, pandemia e criminalização da expressão artística; DJ Sophia comanda o som durante a transmissão; 

Esta é a 16ª vez que a Ação Educativa celebra o Dia do Graffiti. Desde 2004, a programação expõe obras de artistas da cena paulista, presta homenagens e tem a fachada de sua sede, o famoso ‘predinho’, grafitada por vários artistas e coletivos. Ano passado, em razão da pandemia que começava a atingir o país, as atividades precisaram ser suspensas, mas em 2021 a celebração está de volta com uma programação virtual, no lançamento do canal do Estéticas da Periferia no Twich. Quem preferir, também pode acompanhar a programação pelos canais da Ação Educativa no YouTube e Facebook. 

“No ano passado as restrições começaram exatamente em março e não conseguimos pensar em outras alternativas para realizar o evento. Esse ano voltamos com novidades”, conta Eleilson Leite, Coordenador da Área de Cultura da Ação Educativa. A primeira delas é o próprio canal de transmissão do evento. “Será a estreia do nosso canal Estéticas das Periferias no Twitch, que depois terá uma programação contínua com artistas e DJs das periferias da cidade”, completa.

No dia 27,  a programação começa com uma mesa de debates sobre o Graffiti, sua contribuição como arte urbana no contexto da pandemia e a insistente criminalização desta expressão do movimento Hip Hop. Participam do encontro o grafiteiro André Firmiano, e as grafiteiras ITZÁ e Soberana Ziza, que também comentarão a presença das mulheres na cena. A música fica por conta da DJ Sophia, que apresentará um set list especial com referências musicais do movimento hip hop para o #BaileEmCasa. 

Em paralelo à programação do Twitch, grafiteiros de cinco coletivos de todas as regiões de São Paulo (Ação Educativa no Centro, Arte e Cultura na Kebrada na zona Leste, Salve Kebrada na zona Oeste, Salve Selva na Z.Sul e Tamojunto na zona Norte) estão preparando obras para exibição virtual. Tomando as devidas precauções, os grupos vão trabalhar com as superfícies que tiverem disponíveis para para extravasar cores, texturas, protestos e reflexões.

O processo de concepção das obras e depoimentos destes artistas ficarão registrados em uma web série que em breve vai estar no canal do Youtube da Ação Educativa. O material também reunirá depoimentos de outros personagens importantes para arte urbana e cultural periférica de São Paulo. “A expectativa é que fique pronto em abril”, estima Eleilson.

Para fechar o pacote, a seção Artista do Mês, no site da Ação Educativa, destaca a trajetória do grafiteiro Robinho Santana. Reconhecido por obras que expõem sua visão sobre negros e negras periféricos, o relato revela curiosidades da trajetória do artista plástico. A entrevista completa pode ser conferida em https://acaoeducativa.org.br/como-a-pintura-revela-robinho-santana-o-bom-filho-do-jardim-ruyce/

  • iação do Dia do Graffiti

SERVIÇO

O que: Dia do Grafitti na Ação Educativa – arte urbana, pandemia e criminalização

Data: 27/03
Horário: 15h00
Acessos:
www.twitch.tv/esteticasdasperiferias
www.youtube.com/acaoeducativa.
www.facebook.com/acaoeducativa
www.facebook.com/esteticasdasperiferias

Comentários: