Editoriais
Compartilhar

Documento orientador para nova redação do PL 529/2023 e a instituição do Plano Estadual do Livro e Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado de São Paulo

Este documento é fruto do processo de escutas e debates promovidos com ampla participação popular, além de pesquisas conduzidas por especialistas. Tem como finalidade oferecer subsídios à redação final do PL 529/2023, apresentado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) pelo deputado estadual Antônio Donato, e já aprovado em primeira instância.

Elaborado pelos consultores José Castilho Marques Neto e Ricardo Queiroz Pinheiro, contratados pela Ação Educativa — organização da sociedade civil encarregada de coordenar o processo de escutas e estudos no território paulista —, este documento orientador visa fornecer subsídios, fundamentos conceituais e legais para a redação do substitutivo ao PL 529/2023, além de condensar as sugestões provenientes da sociedade civil.

São partes constitutivas deste documento cinco capítulos, assim distribuídos:

1. Metodologia, Fontes e Subsídios:

Detalhamento da metodologia utilizada, identificação das fontes de informação e apresentação dos subsídios fornecidos pela sociedade civil.

2. Justificativa e Bases Legais:

Fundamentação legal para a instituição do PELLLB-SP, incluindo referências a legislações pertinentes.

3. Diretrizes Estratégicas e Objetivos Centrais:

Definição das diretrizes estratégicas e dos objetivos centrais do PELLLB-SP, com foco na formação de leitores.

4. Programas e Ações Prioritárias:

Apresentação dos programas e ações prioritários do PELLLB-SP, elaborados a partir das demandas da sociedade civil e das instituições paulistas consultadas.

5. Financiamento e Governança:

Sugestões para o estabelecimento de fontes de financiamento dos programas e ações do PELLLB-SP, bem como propostas para a sua governança.

Download de arquivo (1 MB)
Comentários: