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Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil

Lançada pela Ação Educativa, Cidade Escola Aprendiz e Roda Educativa, com apoio da Porticus e outras 26 organizações, a publicação traz conceitos e práticas da Educação Integral e da Educação para as Relações Étnico-Raciais para garantir os direitos dos(as) estudantes.

Apoio: Porticus

Durante algumas décadas, o debate sobre Educação Integral e Educação das Relações Étnico-Raciais aconteceu em espaços diferentes, embora os dois temas estejam diretamente relacionados já que questões como trajetórias, identidades, subjetividades, aspectos socioculturais, contextos e territórios são preponderantes para a estruturação da proposta educacional em ambas as áreas. Quando a Educação para as Relações Étnico-Raciais propõe reconhecer e valorizar histórias, culturas, contribuições e contextos socioculturais dos grupos e sujeitos, ela está tratando do desenvolvimento integral. Quando a Educação Integral apresenta as dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural como fundamentais para o desenvolvimento humano, ela está alinhada com eixos centrais do debate da Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Vemos que essas agendas estão correlacionadas e interdependentes e, por isso, apresentamos aqui um documento que vincula os debates acumulados nas duas esferas, de forma a colaborar com a Educação brasileira que queremos, qual seja, pública, gratuita e de qualidade para todas as pessoas.

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