O objetivo geral do projeto Educação de Jovens e Adultos: insumos, processos e resultados é desenvolver e dar visibilidade a estudos avaliativos abordando problemas relevantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, de modo a prover educadores e gestores com evidências consistentes de como fazer valer os direitos educativos de jovens e adultos por meio de políticas e práticas pedagógicas eficazes. Tal objetivo se cumpre por meio da constituição de um Núcleo de Estudos, que articula atividades de pesquisa, revisão de literatura, organização, disponibilização e comunicação de resultados de pesquisa a educadores, gestores de políticas e público em geral.
O propósito mais amplo que anima a proposta de constituição de tal Núcleo de Estudos é o de fomentar a cultura avaliativa no campo da EJA, adotando uma concepção ampla de avaliação, focada não apenas em resultados, mas também nos insumos e processos aos quais os melhores resultados podem estar associados.
Para o Núcleo de Estudos, entendem-se como insumos os recursos financeiros, humanos, tecnológicos, instalações e materiais pedagógicos, etc. Os processos dizem respeito aos arranjos para gestão dos sistemas (inclusive a colaboração entre esferas de governo), além da gestão das unidades de ensino e das salas de aula (práticas pedagógicas). Finalmente, como resultados, são consideradas tanto as aprendizagens de natureza cognitiva – mensuráveis por testes – quanto mudanças nas atitudes, práticas culturais e inserção socioeconômica – verificáveis por meio de entrevistas estruturadas ou tratamento de dados secundários (indicadores econômicos, estatísticas demográficas, etc).
No âmbito do projeto, foram desenvolvidas quatro pesquisas que corresponderam às metas estabelecidas:
Meta 1 – O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA: seus impactos nas políticas de EJA e nas trajetórias educacionais de jovens e adultos.
Meta 2 – O Projovem Urbano: seus impactos nas políticas de EJA e Juventude e na trajetória educacional dos jovens
Meta 3 – O impacto da inclusão da EJA no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB – no Estado de São Paulo
Meta 4 – Escolaridade e competências básicas: análise de seus impactos sociais, culturais e econômicos na perspectiva das desigualdades de gênero e raça (bases de dados do INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional e Censos Escolares).