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Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula

A publicação resulta de um mapeamento sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, que teve como objetivo identificar as iniciativas existentes no país na área, as disputas e diferentes pontos de vista sobre o conceito de REA, a aplicação de lei e estratégias políticas, modelos de negócios e o quadro legal e de políticas públicas sobre o tema.

Apoio: Wikimedia Foundation

Este relatório resume os resultados da pesquisa Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula, parte do projeto Educação e acesso ao conhecimento no Brasil: catalisando as comunidades e projetos Wikimedia por meio da colaboração ativa e autônoma e do compartilhamento, realizada pela Ação Educativa com o apoio da Wikimedia Foundation.

A pesquisa, realizada entre março e agosto de 2014, teve por objetivo identificar os principais atores do campo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, assim como as oportunidades e obstáculos para o uso e a apropriação dos REA em língua portuguesa pelas comunidades Wikimedia e educacional do país.

A preocupação com o caráter público dos materiais didáticos surge em um contexto de grande concentração do mercado editorial. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias viabilizam a multiplicação de alternativas e trazem grandes possibilidades para a produção e o compartilhamento de conteúdos educativos por parte de professores e professoras, estudantes e comunidade.

Diversos atores disputam no âmbito político e acadêmico o caráter e a importância que as novas tecnologias podem ter no espaço escolar, assim como as práticas que devem ser priorizadas ou não. E, num contexto de crescente mercantilização da educação, o movimento REA e sua filosofia de abertura e colaboração participam do debate defendendo o direito ao conhecimento, à cultura e à informação e a criação de um repositório de conteúdos educativos livres.

O relatório está organizado em cinco partes: a primeira consiste em uma introdução que apresenta o conceito REA; a segunda informa sobre a metodologia da pesquisa; a terceira traz os resultados de uma pesquisa de campo que entrevistou representantes da sociedade civil, academia, poder público e produtores e produtoras; a quarta consiste em um mapeamento de diversos portais e recursos educacionais digitais; e a quinta apresenta algumas considerações finais a partir do estudo realizado.

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