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Em Questão 8: Educação e Desigualdades na cidade de São Paulo

A publicação apresenta e analisa dados educacionais e orçamentários oferecendo subsídios para o debate público sobre os rumos da educação na cidade de São Paulo.

Apoio: Rede Nossa São Paulo / Instituto C&A

Esta publicação começou a ser elaborada em 2008 como um esforço de uma organização de sociedade civil. Foi um longo processo, marcado por inúmeras dificuldades para o acesso a dados consistentes e desagregados sobre a situação educacional e os gastos em educação na cidade de São Paulo. Informações que captassem o atendimento educacional existente, ofertado pelos governos municipal, estadual, federal e pela iniciativa privada, assim como as desigualdades existentes entre as diversas regiões da cidade.

É importante registrar que uma primeira versão do material foi disponibilizada em 2009 para a incidência política do Grupo de Trabalho em Educação da Rede Nossa São Paulo na Câmara Municipal e para o trabalho da Comissão Executiva do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. A Comissão é uma instância colegiada criada em 2008 pela Secretaria Municipal de Educação para coordenar a construção do Plano Decenal da Cidade, composta pelo poder público, sindicatos de profissionais da educação, movimentos e organizações sociais, universidades, estudantes, familiares, entre outros segmentos. Na época, o material serviu como um dos subsídios para a elaboração do documento diagnóstico sobre a situação da educação na cidade, debatido na Conferência de Educação da Cidade de São Paulo, realizada em junho de 2010, da qual participaram 1.500 pessoas.

Desde então, avanços importantes na obtenção de dados foram possíveis, sobretudo após a promulgação da Lei de Acesso à Informação no Brasil (Lei 12.527/2011), que tornou obrigatória a disponibilização de informações por órgãos públicos. No entanto, ainda há muito a ser feito, descoberto e revelado sobre a educação do nosso município e como ela é desenvolvida nos mais diferentes lugares dessa imensa e complexa metrópole.

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