Publicações
Compartilhar

I Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2001

O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa apresentaram, em 13 de dezembro de 2001, os primeiros dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional.

Apoio: Instituto Paulo Montenegro

Os dados, resultado da pesquisa realizada pelo IBOPE Opinião, mostravam que 9% da população brasileira, na faixa de 15 a 64 anos, encontravam-se na situação de analfabetismo. As pessoas alfabetizadas, por sua vez, foram classificadas em três níveis: 31% da população estudada foi classificada no nível 1 (rudimentar) de alfabetismo, ou seja, consegue retirar uma informação explícita apenas em textos muito curtos; 34% no nível 2 (básico) que consegue também localizar uma informação não explícita em textos de maior extensão; e 26% no nível 3 (pleno) de alfabetismo, que é capaz de ler textos mais longos, localizar mais de uma informação e estabelecer relações entre diversos elementos do texto.

Para realizar a pesquisa foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre 31 de agosto a 9 setembro de 2001, com idade de 15 a 64 anos, em todo o Brasil, pertencentes a todas as classes sociais. As habilidades de leitura e escrita foram verificadas diretamente por meio da aplicação de um teste. Além disto foram coletadas informações minuciosas sobre os usos que as pessoas fazem destas habilidades em diversos contextos. Finalmente, todas essas informações puderam ser complementadas pelo levantamento das opiniões dos próprios sujeitos quanto às suas capacidades e disposições em relação à leitura e a escrita.

Download de arquivo (1 MB)
Comentários: