Publicações
Compartilhar

Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014

O Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos.

Apoio: Instituto Abramundo / Instituto Paulo Montenegro

O Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos. E assim incentivar políticas públicas e provocar a sociedade sobre a importância da ciência e do aprender na escola para a formação de jovens mais preparados para o exercício da cidadania, para serem inseridos no mercado e para contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico do Brasil.

O ILC tomou como ponto de partida o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Realizado pelo Instituto Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa, seu desafio foi mensurar o quanto do conhecimento científico adquirido ao longo da vida escolar é aplicado no cotidiano da população economicamente ativa. Assim, se estabeleceu de forma a complementar os resultados de exames, como o Pisa, a Prova Brasil e o Enem, que apresentam mensurações ainda na idade escolar.

Download de arquivo (9 MB)
Comentários: