Publicações
Compartilhar

Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2009

Os resultados de 2009 revelam importantes avanços no alfabetismo funcional dos brasileiros entre 15 e 64 anos. Se por um lado todos comemoram a ampliação das oportunidades educacionais, ocorrida nas últimas décadas, é cada vez mais generalizada a preocupação com os níveis insuficientes de aprendizagem que os indicadores revelam.

Apoio: Instituto Paulo Montenegro

O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – organizaram o presente relatório para apresentar as análises e interpretações dos resultados da mais recente mensuração dos níveis de alfabetismo da população adulta brasileira, realizada no segundo semestre de 2009.

Realizado desde 2001, o Inaf Brasil é baseado em entrevistas e testes cognitivos aplicados em amostras nacionais de 2.000 pessoas representativas dos brasileiros e brasileiras entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país.

A divulgação de indicadores de desempenho escolar como a prova Brasil, o ENEM e outros de âmbito estadual e municipal vem alimentando o debate público sobre a qualidade dos sistemas de ensino. Se por um lado todos comemoram a ampliação das oportunidades educacionais, ocorrida nas últimas décadas, é cada vez mais generalizada a preocupação com os níveis insuficientes de aprendizagem que os indicadores revelam. Muitas iniciativas, em âmbito governamental e não-governamental, têm sido postas em marcha para transformar o direito de acesso à escola no efetivo direito a aprender, na escola e ao longo de toda a vida.

O Inaf Brasil busca contribuir trazendo dados complementares e inéditos, focados não apenas naqueles que frequentam a escola e sim na população adulta como um todo, estimulando a promoção de ações e políticas públicas que permitam a incorporação de crescentes parcelas de brasileiros à cultura letrada, à sociedade da informação, à participação social e política e ao leque de oportunidades de trabalho digno, responsável e criativo.

Download de arquivo (699 KB)
Comentários: