Publicações
Compartilhar

Prioridades Antirracistas sobre Tecnologia e Sociedade

Quais são as Prioridades sobre Antirracismo na Tecnologia / Negritude na Tecnologia propostas por pesquisadores e pesquisadoras negras? FOram consultadas pessoas que tem pensado – e agido – sobre tecnologia e justiça racial nos diversos setores: sociedade civil organizada, academia e universidades, mídia e imprensa, setor privado e setor governamental.

Apoio: https://foundation.mozilla.org/pt-BR/

A pesquisa Prioridades Antirracistas sobre Tecnologia e Sociedade parte de um questionamento coletivo muito simples: quais são os consensos, dissensos, controvérsias e prioridades de pesquisadores negras e negros quando falam sobre justiça racial e tecnologias digitais de informação e comunicação? A partir deste gancho, a equipe de pesquisa partiu em busca de referências e novos contatos para saber quais são estas prioridades e o que elas  podem nos dizer sobre as relações entre tecnologias digitais, raça e racismo no Brasil do ponto de vista de especialistas negras e negros.
Foram consultadas pessoas que tem pensado – e agido – sobre tecnologia e justiça racial nos diversos setores: sociedade civil organizada, academia e universidades, mídia e imprensa, setor privado e setor governamental. Os dados da pesquisa foram gerados a partir do gancho “Quais são suas Prioridades sobre Antirracismo na Tecnologia / Negritude na Tecnologia?”. Cada participante pôde indicar até cinco respostas. Entre abril e setembro de 2021
aplicamos a metodologia bola de neve: cada pessoa respondente indicou outra(s) pessoas e chegamos a 113 respondentes especialistas negras e negros das cinco regiões brasileiras. Confira na publicação essas prioridades.

Download de arquivo (2 MB)
Comentários: