Publicações
Compartilhar

Que Segurança Pública Queremos? Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública

Esta publicação faz parte do projeto “Segura Essa Ideia: Jovens Articuladores pelo Direito à Segurança (JADS)”, que teve como objetivo produzir reflexões e recomendações para lidar de forma participativa com o tema da segurança pública e da violência contra a juventude, envolvendo jovens, estudantes, professores, familiares e gestores da região de São Mateus e Sapopemba.

Apoio: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Justiça, Governo Federal / Oxfam Brasil

O projeto se desenvolveu em três fases articuladas. A primeira delas foi a capacitação sobre a temática de segurança pública com dez jovens de 15 a 20 anos moradores das regiões de São Mateus e Sapopemba, realizada ao longo de dez meses. Os jovens formados conduziram a segunda fase do projeto que se deu com a realização de oito grupos de diálogo, espaços de reflexão e debate coletivo que apontaram caminhos possíveis para a elaboração de melhores políticas públicas de segurança. Ao final, os jovens realizaram uma intervenção artística expressando a sua percepção sobre as questões tratadas ao longo do projeto.

A presente publicação traz uma sistematização dos debates e propostas para a segurança pública apresentadas nos oito grupos de diálogo realizados entre junho e julho de 2016 nas regiões de São Mateus e Sapopemba. Ela será enviada a diversos grupos da sociedade civil e ao Ministério da Justiça, buscando informar a elaboração de políticas públicas de segurança, considerando as especificidades da juventude moradora dessas regiões.

Download de arquivo (304 KB)
Comentários: