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Relatório INAF Brasil 2024 – Alfabetismo do analógico ao digital

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) mede os níveis de Alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos por meio de um teste aplicado presencialmente, que envolve a leitura e interpretação de textos do cotidiano. Nesta edição, o INAF passa a incorporar o estudo do nível de alfabetismo de maneira mais abrangente, levando em conta também o contexto digital.

Foi desenvolvido pela organização social Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro/Ibope, e implementado entre 2001 e 2015 em parceria por essas duas organizações. Com o encerramento das atividades do Ibope e do Instituto Paulo Montenegro, a parceria passou a ser entre a Ação Educativa e a Conhecimento Social, responsáveis também pela coordenação geral do estudo em 2018
e em 2024.

A edição de 2024 é também uma iniciativa da Fundação Itaú em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Instituto Unibanco, a Unicef e a Unesco. Esta edição conta ainda com as parcerias técnicas da Ipsos-Ipec, para a realização da pesquisa, e da Rede Conhecimento Social, na frente de comunicação
e mobilização.

Esta última edição do Inaf ocorreu após seis anos em relação à edição anterior, em 2018. Nesse período, entretanto, foram realizados estudos para atualizar e ampliar o escopo da avaliação, que, a partir de 2024, passa a incorporar o estudo do nível de alfabetismo de maneira mais abrangente, levando em conta também o contexto digital.

Foi considerado que, se o que se pretende medir nesta pesquisa é o uso social da leitura, da escrita e da matemática em situações do cotidiano, é necessário, nos tempos atuais, que o indicador seja capaz de refletir as importantes transformações que vêm ocorrendo na maneira como as pessoas se informam,
se comunicam, estudam e trabalham, consomem e se divertem, cuidam da saúde, participam da sociedade, se relacionam e se desenvolvem individual e coletivamente na contemporaneidade.

No documento, serão apresentados os principais resultados da edição do Inaf 2024.

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