No segundo semestre de 2007, a Secretaria de Estado
da Educação de São Paulo (SEE) anunciou um conjunto
de medidas, ações e metas com o objetivo de melhorar a
qualidade da educação paulista. “Uma nova agenda para a
educação pública” foi o nome dado à iniciativa, divulgada
pela imprensa e formulada sem diálogo com a comunidade
escolar e a participação da sociedade.
No cumprimento da sua missão, a Ação Educativa, por
meio do seu Observatório da Educação, assim como fizera
com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), buscou
estimular o diálogo e o debate sobre o tema.
O objetivo era, de um lado, proporcionar espaço para
que a SEE apresentasse de forma organizada suas propostas,
expondo motivos, princípios e ações, de maneira que a
sociedade pudesse compreender o plano no seu conjunto.
De outro lado, o evento buscava provocar o debate sobre
as reformas, envolvendo atores estratégicos interessados
nas políticas educacionais, como a universidade, profissionais
da educação, organizações da sociedade civil e profissionais
da imprensa.
Assim, em 10 e 11 de abril de 2008, foi realizado o “Seminário Mudanças na Educação Paulista: gestão, currículo
e profissão docente”. A SEE foi convidada para apresentar
a “Nova Agenda” e para compor todas as mesas de debate.
Houve a confirmação da presença, mas a Secretaria
não enviou nenhum representante nem justificou a ausência.
Posteriormente, a Ação Educativa enviou uma carta,
lamentando o ocorrido, visto que mais de cem pessoas participaram
do evento e contavam com a oportunidade de ouvir
e interagir com os gestores, e a SEE se desculpou por carta, afirmando que esperava contar com novas oportunidades
de interlocução.
Na elaboração desta edição, que sistematiza e aprofunda
alguns temas tratados no seminário, a equipe do Observatório
da Educação não obteve resposta da SEE à solicitação
de uma entrevista. A pauta enviada previamente à
Secretaria, conforme sua própria orientação, buscava responder às indagações elaboradas ao longo do seminário.
Lamentando a falta de interlocução com a SEE, apresentamos
esta edição do “Desafios da Conjuntura”, na expectativa
de contribuirmos com a construção da educação
pública de qualidade. As informações e opiniões aqui apresentadas
buscam refletir a diversidade dos atores envolvidos
na Educação.
Agradecemos de maneira especial às pessoas que se dispuseram a participar das mesas de debate: Aparecida
Neri de Souza, professora da FE-Unicamp; Beatriz Rey, subeditora da
Revista Educação; Roberto Guido, secretário adjunto
de Comunicação do Sindicato dos Professores do
Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp); Elie Ghanem, professor
da FE-USP; Geraldo Sabino Ricardo Filho, professor
da rede pública estadual em Campinas; Gustavo Oliveira,
repórter da revista Nova Escola; Ísis Brum, repórter do Diário
de S. Paulo; José Luiz Feijó, professor da rede pública estadual
em Diadema; Maria Alice Setúbal, diretora-presidente
do Cenpec; Maria Silvia Simões Bueno, professora da
Unesp-Marília; Regina Oshiro, professora da rede pública
estadual na capital; e Romualdo Portela, professor da FE-USP.
Boa leitura!
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