Agosto é o mês da juventude, período de celebração e reflexão sobre os desafios enfrentados pelos jovens. A temática faz referência ao Dia da Juventude (12), criado em 1999 pela ONU (Organização das Nações Unidas), em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa no ano anterior. Na Declaração, ministros e líderes mundiais afirmaram o compromisso de trabalhar na construção de políticas e programas junto à juventude, que fossem ao encontro das preocupações e melhoria de vida desse grupo.
Gabriel Di Pierro, coordenador da Área de Juventude da Ação Educativa, diz que entre os anos 2000 e 2014, houve, de fato, um avanço no que tange os direitos da juventude, com uma série de esforços que culminaram na construção da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), responsável por coordenar e propor ações de promoção, defesa, proteção e enfrentamento a violações de direitos dos jovens; e Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), com a função de fomentar estudos sobre a juventude brasileira, promover intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais e criar e propor diretrizes para ação governamental voltada à promoção de políticas públicas destinada ao público jovem. Essa organização de espaços nos governos para lidar com a agenda da juventude impulsionou políticas que resultaram no Estatuto da Juventude, documento que se tornou um marco da defesa de direitos dos jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. A lei dispõe sobre os princípios e diretrizes das políticas públicas específicas para esta faixa etária.
“O mês da juventude, para nós, é uma oportunidade de poder falar sobre a condição de vida dos jovens brasileiros e brasileiras, sobre efetivação dos seus direitos, sobre as violências e violações que a juventude sofre, e a necessidade de ter políticas públicas específicas para jovens, considerando suas especificidades.”
(Gabriel Di Pierro)
Porém, as conquistas de direitos do público jovem não seguiu avançando expressivamente após 2014, pelo contrário, Di Pierro aponta que os retrocessos vividos pela sociedade brasileira no campo de garantia de direitos, afetou os jovens, que tiveram os desafios já existentes agravados. Com a pandemia, e consequentemente, intensificação da crise econômica no Brasil, parte da juventude se vê no papel de contribuir com a renda familiar, num contexto de poucas oportunidades de trabalho.
A Ação Educativa tem um relevante histórico de atuação no campo da juventude, ao longo dos nossos 28 anos de existência, trabalhamos em articulação com outras organizações e movimentos na defesa dos direitos da juventude, recusando a caracterização dos jovens como problema ou risco social. O reconhecimento desse grupo social como sujeito de direitos nos coloca como atuantes em diferentes campos de política, para contribuição e efetivação de seus acessos à cidadania e participação social, à educação, cultura, profissionalização, ao trabalho e à renda, à diversidade e igualdade, à comunicação e liberdade de expressão, ao território e mobilidade, à segurança pública e ao acesso à justiça. “Pensamos na juventude considerando várias dimensões da vida do jovem, especialmente as trajetórias de educação e trabalho como aspectos importantes para autonomia e emancipação” diz Gabriel.
Nossa instituição realiza esses trabalhos voltados a juventude por meio de diversos projetos, como o MUDE com Elas, que atua na promoção de ações referentes a inserção de jovens mulheres negras no mercado de trabalho; Gênero na Escola, que incide na superação do machismo, racismo, LGBTQIAPfobia e demais violências e discriminações, apontando o exercício fundamental das instituições educativas nesse processo por meio de conteúdos informativos, pedagógicos, de reflexão e de ação política; Coletiva Jovem, que busca a construção de políticas públicas de geração de trabalho e renda para e com jovens de regiões periféricas por intermédio de pesquisas e ações; Futebol de Rua, projeto que promove a prática solidária e colaborativa do esporte no Brasil. Entre outras iniciativas que envolvem e engajam o público juvenil, seja nos mecanismos de educação para continuidade dos estudos, com o projeto Tô No Rumo, que busca ajudar educadores a criar horizontes junto aos educandos, disponibilizando informações sobre os caminhos de constância nos estudos e inserção profissional após a conclusão do Ensino Médio, seja no suporte a centros de medida socioeducativa, por meio do projeto Arte e Cultura na Medida, que desenvolve trabalhos educativos com jovens em conflito com a lei, principalmente no meio aberto.
Entre as nossas principais ações de reconhecimento e fomento das potências e mobilizações juvenis estão: formações relacionadas a elaboração de projetos, direito à educação, linguagens artísticas e orientação profissional para jovens das periferias de São Paulo, além do apoio à atuação de inúmeros grupos, coletivos e organizações, que utilizam os recursos do Espaço Cultural Periferia no Centro para suas atividades.
Além disso, produzimos conhecimento sobre juventude por meio de matérias, boletins e publicações digitais, que são disponibilizadas gratuitamente aqui no nosso site.
Para celebrar nosso mês da juventude, convidamos você a participar da nossa programação especial! Confira:
Fórum de Diálogo de Juventudes – Juventude, participação política e mercado de trabalho | MUDE com Elas
Data: 13/8 das 9h30 às 17h
Local: Ação Educativa | Espaço Cultural Periferia no Centro – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo-SP
Inscreva-se: bit.ly/2forum-mudecomelas
Lançamento: Manifesto #MeninasDecidem pelo Direito à Educação
Data: 16/8 das 9h às 12h
Local: Defensoria Pública da União (DPU) – Av. Manoel Borba, 640 – Boa Vista, Recife-PE
Transmissão on-line: Canal Malala Fund no Youtube
Seminário – Trabalho, juventudes e políticas públicas nas periferias: encontro e diálogos a partir da pesquisa-ação Coletiva Jovem
Data: 19/8 das 14h às 21h | 20/8 das 9h às 18h
Local: Ação Educativa | Espaço Cultural Periferia no Centro – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo-SP
Veja a programação completa e Inscreva-se: bit.ly/seminario-coletiva-jovem