Futebol de Rua

Compartilhar

Em parceria com a FuDe (Fundacion Futbol para El Desarollo) – com apoio e mediação da terre des homme Alemanha –, a Ação Educativa iniciou, em 2013, um processo de implementação e expansão da metodologia do “Fútbol Callejero” (futebol de rua) nas periferias de São Paulo, junto a movimentos e organizações sociais que atuam diretamente na garantia dos direitos humanos. Ao longo dos primeiros anos, realizamos o Mundial de Futebol de Rua e as delegações brasileiras participaram da Copa América de Futebol de Rua.

Linhas de atuação

Na intenção de expandir a metodologia do Fútbol Callejero para outros coletivos, fez-se necessário a consolidação de uma rede em que jovens lideranças que já atuam como mediadores/as esportivos/as pudessem fortalecer a prática. Nasce então a Rede Paulista de Futebol de Rua, formada por diversos polos que trabalham com os direitos de crianças, adolescentes e da juventude.

Para ampliar o debate sobre futebol e direitos humanos, também concebemos o Encontro Futebol e Cultura, iniciativa que busca promover a prática solidária e colaborativa do esporte no Brasil. Desse marco surge a Rede Brasileira de Futebol e Cultura, articulação que pensa sobre a temática.