Notícias
Compartilhar

Mês de aniversário da Ação Educativa tem programação especial com show e debate no final de semana

A ONG Ação Educativa promove uma série de atividades para celebrar seus 27 anos. No próximo domingo, 30, a programação começa às 17h com o debate: #pegaavisão: Difusão cultural nas quebradas: comunicação para justiça social, que conta com a participação de Elizandra Souza e Cacau Ras, e mediação de Eleilson Leite. Logo em seguida, temos o #BaileEmCasa , que este mês conta com a participação especial do músico Criolo. A transmissão acontece no canal do Estéticas da Periferia no Twitch:
https://www.twitch.tv/esteticasdasperiferias

O evento começa com a pré-estreia da Web-série sobre o Dia do Grafitti, que conta a história desta manifestação artística que ocupa muros e empenas na cidade. Realizada em parceria com a Zalika produções, a série em cinco episódios também documenta celebração do dia do Grafitti, realizada anualmente pela ONG desde 2014.

Os shows do domingo marcam o encerramento da programação de aniversário da ong, que se iniciou com uma troca de cartas, abertas a cada sexta-feira, entre integrantes da organização que encontraram na educação popular, pilar fundador desta organização, um propósito para sua atuação profissional.

Ilustradas com muita sensibilidade pelas colagens da artista Ariane Oliveira, nossa artista do mês de maio, as correspondências foram iniciadas por Denise Eloy, responsável pelo nosso Centro de Formação. Uma carta de amor com a indagação singela: o que é educação popular?

Os primeiros a respondê-la, na semana seguinte, foram Sérgio Haddad, nosso coordenador de projetos especiais, que contou sua trajetória pedagógica e provocou Giselda Pereira, educadora do projeto Mude com Elas, a falar dos caminhos – e seus obstáculos – que percorreu para se tornar professora.

Em seguida, foi a vez de Edneia Gonçalves, da nossa coordenação executiva, nos comover contando o início de sua carreira sob a orientação do patrono da educação no país, Paulo Freire. Em resposta, João Innecco, coordenador do cursinho TransFormação, conta como viu, dentro de uma penitenciária, florescer a poesia e um educador.

No finalzinho da tarde desta última sexta de maio, abriremos nas redes sociais a carta que Magi Freitas, coordenadora geral da Ação Educativa, enviou para Tati Fortes, arte educadora no Projeto Arte na Casa, e a resposta da rapper.

Por fim, e pra deixar registrada a nostalgia, durante este mês, nosso designer, Gledson Neix, fez uma curadoria carinhosa de fotos especiais destes 27 anos de Ação Educativa, para publicar no nosso #TBTdaAE. São fotos da nossa fundação, registros do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) – que nos deu origem – e, também, as memórias de assembleias, bolos comunitários e das festas da Ação, para que a gente não deixe de lembrar do quanto é bom estarmos próximos.

Que no próximo aniversário, de 28 anos, possamos estar fisicamente juntes para revivê-los!

Comentários: