Tipos de publicação Livros e artigos
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Olhar a prática: um exercício de reflexãoApoio: Instituto Paulo MontenegroEsta publicação reúne textos escritos por 15 professoras dos polos Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que constituem a sistematização das práticas desenvolvidas em sala de aula, no âmbito da metodologia Nepso.
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Litígio estratégico para a mudança do padrão decisório em direitos sociais: ações coletivas sobre educação infantil em São PauloO artigo analisa o potencial da atuação do Judiciário na promoção de direitos sociais a partir de recente decisão do TJSP sobre educação, na qual é determinada a ampliação do número de vagas disponíveis de forma a atender parte significativa da demanda conforme plano apresentado pelo Executivo, com regime de monitoramento específico.
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Graffiti em SP: tendências contemporâneasApoio: Lei de Incentivo à Cultura / Petrobras Cultural / Ministério da CulturaA obra apresenta um histórico da exposição comemorativa do Dia do Graffiti realizada anualmente na sede da Ação Educativa desde 2004. O evento reuniu 223 obras de artistas individuais e de coletivos durante 10 edições. Passaram pela Expo Graffiti desde os pioneiros, como Carlos Matuk e Hudinilson, falecido em 2013, até a geração hip hop, passando pelo graffiti anarquista e a introspectiva arte produzida por adolescentes internos da Fundação Casa.
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Arte na MedidaOs processos artísticos apresentados nesta publicação são resultados dos trabalhos desenvolvidos por cada arte-educador – em uma troca constante com os saberes dos adolescentes e jovens- e serão a linha norteadora de todo o projeto pedagógico do Arte na Casa.
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Jovens e Trabalho no Brasil: desigualdades e desafios para as políticas públicasApoio: Instituto IBI / DieeseAção Educativa e o Instituto IBI, com apoio técnico do Dieese, firmaram uma parceria com o objetivo de identificar as principais mudanças e desafios no processo de inserção dos jovens no mundo do trabalho. Mais especificamente, o propósito era traçar um panorama nacional da atual condição juvenil nos mercados de trabalho formal e informal, e verificar os avanços e limites presentes nas ações desenvolvidas pelo poder público.