Publicações
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Revista Pretas no Corre – Jovens em MovimentoApoio: Terre des HommesA revista “Pretas no Corre” é uma produção coletiva que emerge do projeto Mude com Elas, desenvolvido pela Ação Educativa, com foco no fortalecimento do protagonismo de mulheres negras e periféricas, por meio da formação política, da criação cultural e da comunicação comunitária.
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Relatório INAF Brasil 2024 – Alfabetismo do analógico ao digitalO Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) mede os níveis de Alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos por meio de um teste aplicado presencialmente, que envolve a leitura e interpretação de textos do cotidiano. Nesta edição, o INAF passa a incorporar o estudo do nível de alfabetismo de maneira mais abrangente, levando em conta também o contexto digital.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Juventude e Educação Escolar Quilombola no MaranhãoApoio: Instituto Unibanco; Governo do Maranhão / SEDUCEste caderno apresenta um olhar aprofundado sobre a educação escolar quilombola no estado do Maranhão, que abriga o segundo maior número de comunidades quilombolas do Brasil. Municípios como Alcântara, Itapecuru-Mirim e Icatu destacam-se por suas históricas mobilizações em defesa da titulação dos territórios e da valorização de suas práticas culturais, essenciais para a afirmação da identidade quilombola.
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Condições habitacionais das jovens negrasApoio: Terre des HommesO estudo busca subsidiar reflexões e estratégias para a construção de políticas mais justas e inclusivas.
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Indicadores com base nos microdados da Pnad Contínua (IBGE)Apoio: Terre des HommesO relatório mostra dados sobre as condições de trabalho da população brasileira, com recorte de sexo, raça e faixa etária da juventude. As informações são baseadas nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [PNAD Contínua, IBGE].
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Caderno orientador para a construção do PELLLB-SPNesta cartilha, você encontrará informações sobre a importância da leitura, os conceitos-chave do PELLLB, o panorama das políticas públicas de leitura em São Paulo e, principalmente, um guia prático de como você pode se envolver nesse movimento.
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Por que discutir gênero na escola?Apoio: Fundação FEACEsta publicação que propõe caminhos para abordar a temática de gênero no ambiente escolar de forma acolhedora, reflexiva e comprometida com a justiça social e com a equidade.
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Educar com liberdade, não com medo: argumentos contra a militarização da educaçãoApoio: Fundo MalalaTextos da publicação denunciam os impactos da militarização das escolas no Brasil, em especial diante do avanço do Programa de Escolas Cívico-Militares em São Paulo.
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Educação Antirracista em Diálogo Apoio: Fundação W.K. Kellogg -
Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civilApoio: PorticusLançada pela Ação Educativa, Cidade Escola Aprendiz e Roda Educativa, com apoio da Porticus e outras 26 organizações, a publicação traz conceitos e práticas da Educação Integral e da Educação para as Relações Étnico-Raciais para garantir os direitos dos(as) estudantes.
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Inteligência Artificial Generativa: discriminação e impactos sociaisApoio: União EuropeiaEsta publicação foi organizada pelo projeto Desvelar, com apoio da Fundação Mozilla, Projeto Nanet e Infolambe.
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Educação Antirracista em Diálogo – Por uma educação antirracista: currículo e prática pedagógica de valorização da população negra no espaço escolar