Publicações
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Juventude e Educação Escolar Quilombola no MaranhãoApoio: Instituto Unibanco; Governo do Maranhão / SEDUC Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Juventude e Educação Escolar Quilombola no MaranhãoApoio: Instituto Unibanco; Governo do Maranhão / SEDUCEste caderno apresenta um olhar aprofundado sobre a educação escolar quilombola no estado do Maranhão, que abriga o segundo maior número de comunidades quilombolas do Brasil. Municípios como Alcântara, Itapecuru-Mirim e Icatu destacam-se por suas históricas mobilizações em defesa da titulação dos territórios e da valorização de suas práticas culturais, essenciais para a afirmação da identidade quilombola. 
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     Indicadores com base nos microdados da Pnad Contínua (IBGE)Apoio: Terre des Hommes Indicadores com base nos microdados da Pnad Contínua (IBGE)Apoio: Terre des HommesO relatório mostra dados sobre as condições de trabalho da população brasileira, com recorte de sexo, raça e faixa etária da juventude. As informações são baseadas nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [PNAD Contínua, IBGE]. 
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     Inteligência Artificial Generativa: discriminação e impactos sociaisApoio: União Europeia Inteligência Artificial Generativa: discriminação e impactos sociaisApoio: União EuropeiaEsta publicação foi organizada pelo projeto Desvelar, com apoio da Fundação Mozilla, Projeto Nanet e Infolambe. 
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     Inteligência Artificial e Discriminação Racial no Brasil: Questões Principais e Recomendações Inteligência Artificial e Discriminação Racial no Brasil: Questões Principais e Recomendações
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Educação InfantilApoio: Porticus Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Educação InfantilApoio: PorticusA Coleção Indicadores da qualidade na Educação, desenvolvida pela Ação Educativa, constitui uma metodologia de autoavaliação escolar que reúne indicadores educacionais qualitativos concebidos para que toda comunidade avalie a realidade em que está inserida. Neste volume, a iniciativa articula saberes que visam o enfrentamento das desigualdades que envolvem raça, classe e gênero. 
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Antirracismo em MovimentoApoio: Projeto Seta Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Antirracismo em MovimentoApoio: Projeto SetaOs Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola: antirracismo em movimento integram a coleção de materiais Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar, lançada em 2013, desenvolvida pela Ação Educativa. Esta nova edição vem se somar a retomada dos esforços nas políticas públicas nacionais comprometidas com a institucionalização da Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras. 
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola de Imperatriz (MA) Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola de Imperatriz (MA)Os Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola têm o objetivo de contribuir para que a gestão pública e as unidades escolares desenvolvam um processo de autoavaliação participativa que favoreça a ampliação da roda de pessoas e coletivos comprometidos com a superação do racismo e de outras discriminações e que a agenda das relações raciais esteja contemplada nos Projetos Políticos Pedagógicos, gerando transformações efetivas no cotidiano escolar. 
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino MédioApoio: Unicef Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino MédioApoio: UnicefCriado com objetivo de contribuir com a construção de um ensino médio de qualidade por meio do estímulo à autoavaliação participativa escolar em todo o País. 
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     Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) Brasil 2018Apoio: Fundação Itaú Social, Instituto C&A, Fundação Roberto Marinho e IBOPE Inteligência Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) Brasil 2018Apoio: Fundação Itaú Social, Instituto C&A, Fundação Roberto Marinho e IBOPE InteligênciaA Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro desenvolveram e vêm realizando desde o ano 2001, em parceria, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), um estudo para medir os níveis de Alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos 
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     Ideologia do Movimento Escola Sem Partido Ideologia do Movimento Escola Sem PartidoSão 18 artigos, alguns já publicados na grande mídia e outros escritos especialmente para essa edição. Sob diversos enfoques, os artigos reunidos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes. 
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     Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalhoApoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalhoApoio: Instituto Paulo MontenegroA publicação explora as intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho. 
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     Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014Apoio: Instituto Abramundo / Instituto Paulo Montenegro Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014Apoio: Instituto Abramundo / Instituto Paulo MontenegroO Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos. 
