Publicações
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Indicadores com base nos microdados da Pnad Contínua (IBGE)
O relatório mostra dados sobre as condições de trabalho da população brasileira, com recorte de sexo, raça e faixa etária da juventude. As informações são baseadas nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua [PNAD Contínua, IBGE].
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Inteligência Artificial Generativa: discriminação e impactos sociais
Esta publicação foi organizada pelo projeto Desvelar, com apoio da Fundação Mozilla, Projeto Nanet e Infolambe.
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Inteligência Artificial e Discriminação Racial no Brasil: Questões Principais e Recomendações
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Educação Infantil
A Coleção Indicadores da qualidade na Educação, desenvolvida pela Ação Educativa, constitui uma metodologia de autoavaliação escolar que reúne indicadores educacionais qualitativos concebidos para que toda comunidade avalie a realidade em que está inserida. Neste volume, a iniciativa articula saberes que visam o enfrentamento das desigualdades que envolvem raça, classe e gênero.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Antirracismo em Movimento
Os Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola: antirracismo em movimento integram a coleção de materiais Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar, lançada em 2013, desenvolvida pela Ação Educativa. Esta nova edição vem se somar a retomada dos esforços nas políticas públicas nacionais comprometidas com a institucionalização da Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola de Imperatriz (MA)
Os Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola têm o objetivo de contribuir para que a gestão pública e as unidades escolares desenvolvam um processo de autoavaliação participativa que favoreça a ampliação da roda de pessoas e coletivos comprometidos com a superação do racismo e de outras discriminações e que a agenda das relações raciais esteja contemplada nos Projetos Políticos Pedagógicos, gerando transformações efetivas no cotidiano escolar.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Médio
Criado com objetivo de contribuir com a construção de um ensino médio de qualidade por meio do estímulo à autoavaliação participativa escolar em todo o País.
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Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) Brasil 2018
A Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro desenvolveram e vêm realizando desde o ano 2001, em parceria, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), um estudo para medir os níveis de Alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos
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Ideologia do Movimento Escola Sem Partido
São 18 artigos, alguns já publicados na grande mídia e outros escritos especialmente para essa edição. Sob diversos enfoques, os artigos reunidos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes.
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Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho
A publicação explora as intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho.
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Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014
O Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola
Trata-se de um instrumento que permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial. Essa metodologia participativa orientou a própria elaboração dos indicadores, desenvolvidos por meio de amplo trabalho coletivo por iniciativa da organização não governamental Ação Educativa.