Publicações
- 
     Educação Antirracista em Diálogo – EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadasApoio: Fundação W.K. Kellogg Educação Antirracista em Diálogo – EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadasApoio: Fundação W.K. KelloggO artigo “EJAI e Educação Antirracista: intersecções de práticas políticas e epistêmicas engajadas” dá continuidade a série “Educação Antirracista em diálogo” proposta pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) e Ação Educativa. 
- 
     Reconstrução em Pauta – O Projeto de Vida entre o objetivo e o subjetivo desafia o Ensino MédioApoio: Oxfam Brasil Reconstrução em Pauta – O Projeto de Vida entre o objetivo e o subjetivo desafia o Ensino MédioApoio: Oxfam BrasilA Ação Educativa, em colaboração com pesquisadores e ativistas, apresenta o quinto volume da série “Políticas Públicas de Juventude: Reconstrução em Pauta”. 
- 
     Educação Antirracista em Diálogo – Juventudes negras, educação escolar e a lei 10.639/03Apoio: Fundação W.K. Kellogg Educação Antirracista em Diálogo – Juventudes negras, educação escolar e a lei 10.639/03Apoio: Fundação W.K. KelloggO artigo tem como centralidade a discussão sobre educação escolar para a população negra, em especial para as juventudes negras. Ao denunciar que, de diferentes maneiras, a escola ainda expulsa as e os estudantes, o texto se posiciona em direção oposta a esse processo e explicita aspectos fundamentais para que as políticas públicas educacionais possam garantir uma educação de qualidade como um direito para todas as pessoas. 
- 
     Cartilha de Enfrentamento à Desinformação em Redes SociaisApoio: União Europeia Cartilha de Enfrentamento à Desinformação em Redes SociaisApoio: União EuropeiaEste material propõe uma análise aprofundada sobre o sistema atual de resolução de controvérsias sobre o conteúdo moderado em plataformas digitais no Brasil e em outras experiências internacionais significativas, bem como o mapeamento de alternativas nessa seara. 
- 
     Reconstrução em Pauta – Um trabalho com sentido e com direitos: considerações para a (re)construção de políticas públicas de trabalho para jovens no BrasilApoio: Oxfam Brasil Reconstrução em Pauta – Um trabalho com sentido e com direitos: considerações para a (re)construção de políticas públicas de trabalho para jovens no BrasilApoio: Oxfam BrasilNeste quarto número, Maria Carla Corrochano apresenta uma importante reflexão sobre o debate em torno das relações entre juventude e trabalho no país. 
- 
     Relatório MUDE com Elas – Análise dos Dados PNAD 2023 Relatório MUDE com Elas – Análise dos Dados PNAD 2023Apresentação de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, a respeito das condições de trabalho da população, com recorte de gênero, raça e faixa etária da juventude. 
- 
     Relatório MUDE com Elas – Análise dos Dados PNAD 2021 Relatório MUDE com Elas – Análise dos Dados PNAD 2021Apresentação de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE a respeito das condições de trabalho da população, com recorte de gênero, raça e faixa etária da juventude 
- 
     Reconstrução em Pauta – Mapas e caminhos de políticas públicas de juventude: qual é a bússola de reconstrução?Apoio: Oxfam Brasil Reconstrução em Pauta – Mapas e caminhos de políticas públicas de juventude: qual é a bússola de reconstrução?Apoio: Oxfam BrasilNeste terceiro número, Helena Abramo apresenta uma leitura crítica dos atuais diagnósticos sobre a realidade juvenil e das diretrizes produzidas a partir destas análises, propondo uma inversão dos mapas e caminhos para a reconstrução das políticas públicas de juventude no país. 
- 
     Reconstrução em Pauta – Políticas públicas de juventude e cultura: relações e dilemasApoio: Oxfam Brasil Reconstrução em Pauta – Políticas públicas de juventude e cultura: relações e dilemasApoio: Oxfam BrasilO objetivo do artigo é evidenciar conquistas, limites e tensões das últimas décadas, apontando desafios e possibilidades para o futuro das políticas públicas de juventude na esfera cultural 
- 
     Guia Tô No Rumo – Jovens e Escolha Profissional – Subsídios para educadoras e educadoresApoio: Terre des Hommes Guia Tô No Rumo – Jovens e Escolha Profissional – Subsídios para educadoras e educadoresApoio: Terre des HommesEste guia é uma ferramenta para a construção de diálogos e reflexões sobre escolha, formação e inserção profissional das juventudes em espaços educativos escolares e não escolares. A partir do seu uso, buscamos contribuir para que estudantes da rede pública, principalmente as juventudes negras, periféricas e de identidades não hegemônicas, tenham acesso a uma educação de qualidade, podendo encontrar condições mais favoráveis para trilhar seu futuro e acessar um trabalho digno. 
- 
     Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo FuncionalUm grupo de colaboradores do Inaf e pesquisadores no campo dos diferentes letramentos, das tecnologias digitais de interação e comunicação e da cultura digital produziu um conjunto de estudos e análises para uma agenda de atualização do Inaf, cuja síntese parcial é objeto de discussão deste artigo. 
- 
     Plataformização, Inteligência Artificial e Soberania de Dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030Apoio: Convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (Emenda parlamentar nº 2020.49.17615 - Processo 0134/2020) Plataformização, Inteligência Artificial e Soberania de Dados: Tecnologia no Brasil 2020-2030Apoio: Convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (Emenda parlamentar nº 2020.49.17615 - Processo 0134/2020)Esta é uma publicação que faz parte do projeto “Inovação, desenvolvimento e resiliência nas políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020 e 2030”, iniciativa da emenda parlamentar desenvolvida pelo Coletivo 660, representado pela Ação Educativa, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com esse projeto, o Coletivo 660 buscou prospectar o contexto com o qual o estado de São Paulo se confrontará nas próximas décadas e como vai organizá-lo com base em uma visão sistemática que possa auxiliar na produção de políticas públicas, tendo em vista os objetivos do desenvolvimento sustentável. Estes textos são resultantes das mesas de debate desenvolvidas com base neste projeto, nas quais discutimos diversos temas relacionados à tecnologia no Brasil na próxima década. 
