Tipos de publicação Estudos e publicações
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Percursos da Arte na Educação
Série de vídeos contendo depoimentos de 20 arte-educadores representativos de diversos segmentos da arte-educação no Brasil (museus, pontos de cultura, escolas, ONGs, universidades) e com destaque na história do ensino de arte.
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Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula
A publicação resulta de um mapeamento sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, que teve como objetivo identificar as iniciativas existentes no país na área, as disputas e diferentes pontos de vista sobre o conceito de REA, a aplicação de lei e estratégias políticas, modelos de negócios e o quadro legal e de políticas públicas sobre o tema.
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A cultura como campo de trabalho para a juventude: políticas, experiências e desafios
Sistematização do Seminário Cultura e Juventude, realizado pela Ação Educativa e pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ), por meio do convênio do Programa Jovem Monitor/a Cultural. O Seminário contou com a participação de gestores, pesquisadores, artistas e empreendedores jovens como debatedores e público participante.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola
Trata-se de um instrumento que permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial. Essa metodologia participativa orientou a própria elaboração dos indicadores, desenvolvidos por meio de amplo trabalho coletivo por iniciativa da organização não governamental Ação Educativa.
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Informe Gênero e Educação
Lançada em Conferência Nacional promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, versão atualizada de documento de 2011 alerta para a descontinuidade de políticas e de programas públicos de educação, gênero e sexualidade e para a crescente autocensura em órgãos governamentais diante da pressão de grupos religiosos conservadores.
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Em Questão 8: Educação e Desigualdades na cidade de São Paulo
A publicação apresenta e analisa dados educacionais e orçamentários oferecendo subsídios para o debate público sobre os rumos da educação na cidade de São Paulo.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental
O material apresenta um quadro de sinais que possibilitam identificar o que vai bem e o que vai mal no contexto escolar, de forma que todos tomem conhecimento e tenham condições de discutir e decidir as prioridades de ação para sua melhoria.
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Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011
O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – apresentam as análises e interpretações dos resultados da mais recente mensuração dos níveis de alfabetismo da população adulta brasileira. Para essa edição, o período de campo ocorreu entre dezembro de 2011 e abril de 2012.
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Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2009
Os resultados de 2009 revelam importantes avanços no alfabetismo funcional dos brasileiros entre 15 e 64 anos. Se por um lado todos comemoram a ampliação das oportunidades educacionais, ocorrida nas últimas décadas, é cada vez mais generalizada a preocupação com os níveis insuficientes de aprendizagem que os indicadores revelam.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Educação Infantil
Esta publicação caracteriza-se como um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade.
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Que Ensino Médio Queremos?
Em parceria com cinco escolas estaduais públicas da zona leste da cidade de São Paulo, a Ação Educativa promoveu a mobilização de comunidades escolares na discussão a respeito do “ensino médio que queremos” e apresenta neste relatório o resultado deste esforço coletivo.
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Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2007
O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – organizaram o presente relatório para apresentar as análises e interpretações dos resultados da mensuração dos níveis de alfabetismo da população adulta brasileira, realizada no segundo semestre de 2007.