Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos

Compartilhar

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos é uma iniciativa que visa oferecer uma programação anual de atividades formativas como parte de uma estratégia institucional da Ação Educativa de resistência aos retrocessos no campo dos direitos e da ordem democrática.

Representa uma iniciativa de anúncio, pesquisa e experimentação de novas possibilidades de educação popular, que considerem a integralidade dos sujeitos e dos direitos humanos. Já oferecemos mais de 80 atividades formativas presenciais ao longo dos últimos anos, em uma rede com cerca de 200 educadoras/es.

Com base na nossa ampla experiência acumulada em educação de jovens e adultos, educação popular para os direitos humanos e na construção de metodologias participativas, passamos a oferecer a partir de 2018 uma programação anual regular de cursos, oficinas e rodas de conversa, desenvolvida em aliança com várias universidades, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e ativistas, parceiras/os na afirmação da importância dos direitos humanos no país.

Em 2020, iniciamos uma nova fase de formações, com o objetivo de alcançar lugares e pessoas que ainda não conhecem nosso trabalho, mas que têm os mais variados interesses e inserções no campo dos direitos humanos. Nossa perspectiva é construir uma abordagem da educação a distância com base nos princípios e acúmulos da educação popular em direitos humanos.