Publicações
- 
     Cartilha de Retorno às Atividades Presenciais Cartilha de Retorno às Atividades Presenciais
- 
     Que Segurança Pública Queremos?Apoio: Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas / Ministério da Justiça e Cidadania / Governo Federal Que Segurança Pública Queremos?Apoio: Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas / Ministério da Justiça e Cidadania / Governo FederalGuia para realização de Grupos de Diálogos sobre políticas públicas de segurança, utilizado na segunda fase do projeto Segura Essa Ideia: Jovens Articuladores pelo Direito à Segurança (Jadis). 
- 
     Por que discutir Gênero na Escola?Apoio: Ajuda da Igreja Norueguesa / Terre Des Hommes – Apoio à Infância Por que discutir Gênero na Escola?Apoio: Ajuda da Igreja Norueguesa / Terre Des Hommes – Apoio à InfânciaResultado do processo formativo de jovens que participaram do projeto JADIG – Jovens Agentes pela Igualdade de Gênero na Escola, a publicação trata do debate em torno das agendas de gênero, diversidade e sexualidade, dirigida a escolas de ensino médio público. 
- 
     Dossiê Temático – Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanosApoio: CNPq Dossiê Temático – Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanosApoio: CNPqO dossiê organizado para este número é constituído por oito artigos produzidos por um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras que sistematizaram práticas de educação não escolar de jovens e adultos em diferentes partes do país e por um artigo analítico de dois pesquisadores latino-americanos sobre o lugar do relato na sistematização de práticas. 
- 
     Folder – Pelo Direito à Igualdade de Gênero na EscolaApoio: Geledés / Ecos / CLADEM (Brasil) Folder – Pelo Direito à Igualdade de Gênero na EscolaApoio: Geledés / Ecos / CLADEM (Brasil)Material contém orientações sobre formas de ameaças protagonizadas por grupos contrários ao debate de gênero nas escolas e como enfrentá-las. 
- 
     Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalhoApoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalhoApoio: Instituto Paulo MontenegroA publicação explora as intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho. 
- 
     Sistemas de Ensino Privados na Educação Pública: Consequências da mercantilização para o direito à educaçãoApoio: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais / Open Society Foundations Sistemas de Ensino Privados na Educação Pública: Consequências da mercantilização para o direito à educaçãoApoio: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais / Open Society FoundationsRelatório final da pesquisa homônima que buscou mapear a presença de sistemas privados de ensino das cinco maiores empresas de educação que atuam no país em municípios brasileiros e seus impactos para a disponibilidade, acessibilidade, adaptabilidade e aceitabilidade do direito à educação. 
- 
     Educação das Relações Raciais: balanços e desafios da implementação da lei 10.639/2003Apoio: Ford Foundation / Pão para o Mundo Educação das Relações Raciais: balanços e desafios da implementação da lei 10.639/2003Apoio: Ford Foundation / Pão para o MundoA Ação Educativa apresenta esta publicação com o objetivo de refletir os desafios da implementação da lei 10.639/2003 e as aprendizagens decorrentes de experiências consolidadas de atuação jurídica na defesa e no monitoramento da implementação da educação para as relações étnico-raciais. 
- 
     Futebol Colaborativo e Solidário: Guia de Experiências 2015Apoio: Instituto Esporte Mais / Centro de Referência do Futebol Brasileiro / Museu do Futebol Futebol Colaborativo e Solidário: Guia de Experiências 2015Apoio: Instituto Esporte Mais / Centro de Referência do Futebol Brasileiro / Museu do FutebolA publicação tem como finalidade o levantamento de práticas solidárias e colaborativas de futebol e cultura. Foram reunidas experiências de dois encontros de Futebol e Cultura, realizados em 2014 e 2015. 
- 
     O Ministério Público e a igualdade étnico-racial na educação – Contribuições para a implementação da LDB alterada pela Lei 10.639/2003Apoio: Conselho Nacional do Ministério Público / GT4 O Ministério Público e a igualdade étnico-racial na educação – Contribuições para a implementação da LDB alterada pela Lei 10.639/2003Apoio: Conselho Nacional do Ministério Público / GT4Elaborado para servir de subsídio aos membros do Ministério Público na implementação da Lei 10.639/2013, que estabelece as diretrizes para implementação da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas. 
- 
     Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escritaApoio: Aracati / Instituto Ibi de Desenvolvimento Social Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escritaApoio: Aracati / Instituto Ibi de Desenvolvimento SocialA publicação tem como ponto de partida o desafio de se trabalhar, fora da escola, as dificuldades que muitos jovens têm com a leitura, escrita e cálculos. 
- 
     Almanaque Nepso 2015 – Volume 2Apoio: Instituto Paulo Montenegro Almanaque Nepso 2015 – Volume 2Apoio: Instituto Paulo MontenegroO programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas nos diversos níveis de ensino. Este segundo Almanaque Nepso traz 236 projetos de pesquisa realizados em 2014, organizados por níveis de ensino. 
