Publicações
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América Latina HojeApoio: Open Society FoundationsResultado da atividade autogestionada realizada no âmbito do Fórum Social Mundial 2016, a publicação traz análises sobre as perspectivas da esquerda em diferentes países da região.
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Ideologia do Movimento Escola Sem PartidoSão 18 artigos, alguns já publicados na grande mídia e outros escritos especialmente para essa edição. Sob diversos enfoques, os artigos reunidos expõem claramente a natureza autoritária de um movimento que esconde sua própria ideologia na tentativa de silenciar visões de mundo divergentes.
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Que Segurança Pública Queremos?Apoio: Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas / Ministério da Justiça e Cidadania / Governo FederalGuia para realização de Grupos de Diálogos sobre políticas públicas de segurança, utilizado na segunda fase do projeto Segura Essa Ideia: Jovens Articuladores pelo Direito à Segurança (Jadis).
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Por que discutir Gênero na Escola?Apoio: Ajuda da Igreja Norueguesa / Terre Des Hommes – Apoio à InfânciaResultado do processo formativo de jovens que participaram do projeto JADIG – Jovens Agentes pela Igualdade de Gênero na Escola, a publicação trata do debate em torno das agendas de gênero, diversidade e sexualidade, dirigida a escolas de ensino médio público.
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Dossiê Temático – Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanosApoio: CNPqO dossiê organizado para este número é constituído por oito artigos produzidos por um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras que sistematizaram práticas de educação não escolar de jovens e adultos em diferentes partes do país e por um artigo analítico de dois pesquisadores latino-americanos sobre o lugar do relato na sistematização de práticas.
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Folder – Pelo Direito à Igualdade de Gênero na EscolaApoio: Geledés / Ecos / CLADEM (Brasil)Material contém orientações sobre formas de ameaças protagonizadas por grupos contrários ao debate de gênero nas escolas e como enfrentá-las.
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Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalhoApoio: Instituto Paulo MontenegroA publicação explora as intersecções entre alfabetismo e práticas de letramento no mundo do trabalho.
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Sistemas de Ensino Privados na Educação Pública: Consequências da mercantilização para o direito à educaçãoApoio: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais / Open Society FoundationsRelatório final da pesquisa homônima que buscou mapear a presença de sistemas privados de ensino das cinco maiores empresas de educação que atuam no país em municípios brasileiros e seus impactos para a disponibilidade, acessibilidade, adaptabilidade e aceitabilidade do direito à educação.
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Educação das Relações Raciais: balanços e desafios da implementação da lei 10.639/2003Apoio: Ford Foundation / Pão para o MundoA Ação Educativa apresenta esta publicação com o objetivo de refletir os desafios da implementação da lei 10.639/2003 e as aprendizagens decorrentes de experiências consolidadas de atuação jurídica na defesa e no monitoramento da implementação da educação para as relações étnico-raciais.
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Futebol Colaborativo e Solidário: Guia de Experiências 2015Apoio: Instituto Esporte Mais / Centro de Referência do Futebol Brasileiro / Museu do FutebolA publicação tem como finalidade o levantamento de práticas solidárias e colaborativas de futebol e cultura. Foram reunidas experiências de dois encontros de Futebol e Cultura, realizados em 2014 e 2015.
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O Ministério Público e a igualdade étnico-racial na educação – Contribuições para a implementação da LDB alterada pela Lei 10.639/2003Apoio: Conselho Nacional do Ministério Público / GT4Elaborado para servir de subsídio aos membros do Ministério Público na implementação da Lei 10.639/2013, que estabelece as diretrizes para implementação da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas.
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Letramentos em espaços educativos não escolares: os jovens, a leitura e a escritaApoio: Aracati / Instituto Ibi de Desenvolvimento SocialA publicação tem como ponto de partida o desafio de se trabalhar, fora da escola, as dificuldades que muitos jovens têm com a leitura, escrita e cálculos.