Publicações
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino FundamentalO material apresenta um quadro de sinais que possibilitam identificar o que vai bem e o que vai mal no contexto escolar, de forma que todos tomem conhecimento e tenham condições de discutir e decidir as prioridades de ação para sua melhoria. 
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     Arte na Medida Arte na MedidaOs processos artísticos apresentados nesta publicação são resultados dos trabalhos desenvolvidos por cada arte-educador – em uma troca constante com os saberes dos adolescentes e jovens- e serão a linha norteadora de todo o projeto pedagógico do Arte na Casa. 
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     Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011Apoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011Apoio: Instituto Paulo MontenegroO Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – apresentam as análises e interpretações dos resultados da mais recente mensuração dos níveis de alfabetismo da população adulta brasileira. Para essa edição, o período de campo ocorreu entre dezembro de 2011 e abril de 2012. 
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     Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2009Apoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2009Apoio: Instituto Paulo MontenegroOs resultados de 2009 revelam importantes avanços no alfabetismo funcional dos brasileiros entre 15 e 64 anos. Se por um lado todos comemoram a ampliação das oportunidades educacionais, ocorrida nas últimas décadas, é cada vez mais generalizada a preocupação com os níveis insuficientes de aprendizagem que os indicadores revelam. 
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Educação Infantil Indicadores da Qualidade na Educação – Educação InfantilEsta publicação caracteriza-se como um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade. 
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     Que Ensino Médio Queremos?Apoio: Norwegian Church Aid Que Ensino Médio Queremos?Apoio: Norwegian Church AidEm parceria com cinco escolas estaduais públicas da zona leste da cidade de São Paulo, a Ação Educativa promoveu a mobilização de comunidades escolares na discussão a respeito do “ensino médio que queremos” e apresenta neste relatório o resultado deste esforço coletivo. 
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     Jovens e Trabalho no Brasil: desigualdades e desafios para as políticas públicasApoio: Instituto IBI / Dieese Jovens e Trabalho no Brasil: desigualdades e desafios para as políticas públicasApoio: Instituto IBI / DieeseAção Educativa e o Instituto IBI, com apoio técnico do Dieese, firmaram uma parceria com o objetivo de identificar as principais mudanças e desafios no processo de inserção dos jovens no mundo do trabalho. Mais especificamente, o propósito era traçar um panorama nacional da atual condição juvenil nos mercados de trabalho formal e informal, e verificar os avanços e limites presentes nas ações desenvolvidas pelo poder público. 
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     Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2007Apoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2007Apoio: Instituto Paulo MontenegroO Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa – parceiros na criação e implementação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) – organizaram o presente relatório para apresentar as análises e interpretações dos resultados da mensuração dos níveis de alfabetismo da população adulta brasileira, realizada no segundo semestre de 2007. 
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     Balanço Inaf 5 anosApoio: Instituto Paulo Montenegro Balanço Inaf 5 anosApoio: Instituto Paulo MontenegroDe acordo com as informações do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), no período de 2001 a 2005, o aumento da escolaridade ainda não garante resultados positivos em termos de alfabetismo funcional. O Balanço Inaf 5 anos analisa de forma profunda e contextualizada o trabalho realizado ao longo dos anos de pesquisa. 
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     Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2005Apoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2005Apoio: Instituto Paulo MontenegroNessa edição, além do retrato da situação geral e a caracterização dos diferentes níveis de alfabetismo, o Inaf destaca resultados relativos à população jovem, de modo a verificar o alcance dos avanços recentes do sistema escolar brasileiro, assim como as potencialidades e necessidades desse segmento. 
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     Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2004Apoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2004Apoio: Instituto Paulo MontenegroCom foco nas habilidades matemáticas da população, o 4º Inaf – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional constatou que 2% da população brasileira encontrava-se em situação de analfabetismo matemático, ou seja, não dominavam habilidades simples como ler o preço de produtos numa loja, anotar o número de um telefone que lhe foi ditado, contar dinheiro, calcular troco ou até mesmo consultar um calendário. 
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     Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2003Apoio: Instituto Paulo Montenegro Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2003Apoio: Instituto Paulo MontenegroO 3º Inaf – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional identificou que 8% dos brasileiros encontravam-se na condição de analfabetismo absoluto e 30% tinham um nível de habilidade muito baixo: eram capazes de localizar informações simples em enunciados com uma só frase, num anúncio ou chamadas de capa de revista, por exemplo. 
