Publicações
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     Olhar a prática: um exercício de reflexãoApoio: Instituto Paulo Montenegro Olhar a prática: um exercício de reflexãoApoio: Instituto Paulo MontenegroEsta publicação reúne textos escritos por 15 professoras dos polos Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que constituem a sistematização das práticas desenvolvidas em sala de aula, no âmbito da metodologia Nepso. 
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     Litígio estratégico para a mudança do padrão decisório em direitos sociais: ações coletivas sobre educação infantil em São Paulo Litígio estratégico para a mudança do padrão decisório em direitos sociais: ações coletivas sobre educação infantil em São PauloO artigo analisa o potencial da atuação do Judiciário na promoção de direitos sociais a partir de recente decisão do TJSP sobre educação, na qual é determinada a ampliação do número de vagas disponíveis de forma a atender parte significativa da demanda conforme plano apresentado pelo Executivo, com regime de monitoramento específico. 
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     Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014Apoio: Instituto Abramundo / Instituto Paulo Montenegro Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014Apoio: Instituto Abramundo / Instituto Paulo MontenegroO Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos. 
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     Guia Tô no Rumo: Jovens e Escolha Profissional Guia Tô no Rumo: Jovens e Escolha ProfissionalO material é resultado de um trabalho realizado desde 2007 com professores e estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de ajudar as escolas a serem lugares onde jovens pensam projetos de futuro. O guia é composto por sugestões de atividades, com dicas práticas para os educadores; textos de apoio para contextualizar as questões debatidas; materiais de apoio para executar as atividades; e dicas de filmes, sites e livros. 
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     O direito à educação nas prisões no Estado de São Paulo: dados sobre a oferta educacional e a remição da pena pelo estudoApoio: Defensoria Pública do Estado de São Paulo / Conectas Direitos Humanos / Geledés / Práxis de Direitos Humanos / ITTC / Pastoral Carcerária O direito à educação nas prisões no Estado de São Paulo: dados sobre a oferta educacional e a remição da pena pelo estudoApoio: Defensoria Pública do Estado de São Paulo / Conectas Direitos Humanos / Geledés / Práxis de Direitos Humanos / ITTC / Pastoral CarceráriaA publicação apresenta informações e análises a partir de pesquisa realizada na Penitenciária Feminina de Santana em março de 2014 e de dados disponibilizados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo sobre a aplicação da Lei nº 12.433/2011, que alterou a Lei de Execução Penal (LEP – Lei n.7.210/1984) estabelecendo a redução da pena para as pessoas que estudam. 
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     Percursos da Arte na EducaçãoApoio: Instituto C&A Percursos da Arte na EducaçãoApoio: Instituto C&ASérie de vídeos contendo depoimentos de 20 arte-educadores representativos de diversos segmentos da arte-educação no Brasil (museus, pontos de cultura, escolas, ONGs, universidades) e com destaque na história do ensino de arte. 
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     Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aulaApoio: Wikimedia Foundation Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aulaApoio: Wikimedia FoundationA publicação resulta de um mapeamento sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, que teve como objetivo identificar as iniciativas existentes no país na área, as disputas e diferentes pontos de vista sobre o conceito de REA, a aplicação de lei e estratégias políticas, modelos de negócios e o quadro legal e de políticas públicas sobre o tema. 
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     A cultura como campo de trabalho para a juventude: políticas, experiências e desafiosApoio: CCJ / Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São Paulo A cultura como campo de trabalho para a juventude: políticas, experiências e desafiosApoio: CCJ / Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São PauloSistematização do Seminário Cultura e Juventude, realizado pela Ação Educativa e pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ), por meio do convênio do Programa Jovem Monitor/a Cultural. O Seminário contou com a participação de gestores, pesquisadores, artistas e empreendedores jovens como debatedores e público participante. 
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     Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na EscolaTrata-se de um instrumento que permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial. Essa metodologia participativa orientou a própria elaboração dos indicadores, desenvolvidos por meio de amplo trabalho coletivo por iniciativa da organização não governamental Ação Educativa. 
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     Graffiti em SP: tendências contemporâneasApoio: Lei de Incentivo à Cultura / Petrobras Cultural / Ministério da Cultura Graffiti em SP: tendências contemporâneasApoio: Lei de Incentivo à Cultura / Petrobras Cultural / Ministério da CulturaA obra apresenta um histórico da exposição comemorativa do Dia do Graffiti realizada anualmente na sede da Ação Educativa desde 2004. O evento reuniu 223 obras de artistas individuais e de coletivos durante 10 edições. Passaram pela Expo Graffiti desde os pioneiros, como Carlos Matuk e Hudinilson, falecido em 2013, até a geração hip hop, passando pelo graffiti anarquista e a introspectiva arte produzida por adolescentes internos da Fundação Casa. 
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     Informe Gênero e EducaçãoApoio: Plataforma Dhesca Brasil / Ecos / CLADEM – Brasil Informe Gênero e EducaçãoApoio: Plataforma Dhesca Brasil / Ecos / CLADEM – BrasilLançada em Conferência Nacional promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, versão atualizada de documento de 2011 alerta para a descontinuidade de políticas e de programas públicos de educação, gênero e sexualidade e para a crescente autocensura em órgãos governamentais diante da pressão de grupos religiosos conservadores. 
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     Em Questão 8: Educação e Desigualdades na cidade de São PauloApoio: Rede Nossa São Paulo / Instituto C&A Em Questão 8: Educação e Desigualdades na cidade de São PauloApoio: Rede Nossa São Paulo / Instituto C&AA publicação apresenta e analisa dados educacionais e orçamentários oferecendo subsídios para o debate público sobre os rumos da educação na cidade de São Paulo. 
