Publicações
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Almanaque Nepso 2015 – Volume 2Apoio: Instituto Paulo MontenegroO programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas nos diversos níveis de ensino. Este segundo Almanaque Nepso traz 236 projetos de pesquisa realizados em 2014, organizados por níveis de ensino.
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Educação de Jovens e Adultos: insumos, processos, resultadosRelatório Final de Pesquisa do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: insumos, processos e resultados apresentado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em cumprimento ao convênio 737533/2010.
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Em Questão 10 – Educação nas Prisões: perfil de escolaridade da população prisional de São PauloApoio: Pastoral Carcerária / Conectas Direitos Humanos / Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Núcleo Especializado de Situação Carcerária) / Instituto Práxis de Direitos Humanos / Instituto Terra / Trabalho e CidadaniaA publicação apresenta dados e informações que subsidiam o debate público sobre a necessidade urgente de grandes investimentos em uma política de EJA nas Unidades Prisionais em São Paulo.
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Olhar a prática: um exercício de reflexãoApoio: Instituto Paulo MontenegroEsta publicação reúne textos escritos por 15 professoras dos polos Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que constituem a sistematização das práticas desenvolvidas em sala de aula, no âmbito da metodologia Nepso.
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Litígio estratégico para a mudança do padrão decisório em direitos sociais: ações coletivas sobre educação infantil em São PauloO artigo analisa o potencial da atuação do Judiciário na promoção de direitos sociais a partir de recente decisão do TJSP sobre educação, na qual é determinada a ampliação do número de vagas disponíveis de forma a atender parte significativa da demanda conforme plano apresentado pelo Executivo, com regime de monitoramento específico.
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Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014Apoio: Instituto Abramundo / Instituto Paulo MontenegroO Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos.
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Guia Tô no Rumo: Jovens e Escolha ProfissionalO material é resultado de um trabalho realizado desde 2007 com professores e estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de ajudar as escolas a serem lugares onde jovens pensam projetos de futuro. O guia é composto por sugestões de atividades, com dicas práticas para os educadores; textos de apoio para contextualizar as questões debatidas; materiais de apoio para executar as atividades; e dicas de filmes, sites e livros.
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O direito à educação nas prisões no Estado de São Paulo: dados sobre a oferta educacional e a remição da pena pelo estudoApoio: Defensoria Pública do Estado de São Paulo / Conectas Direitos Humanos / Geledés / Práxis de Direitos Humanos / ITTC / Pastoral CarceráriaA publicação apresenta informações e análises a partir de pesquisa realizada na Penitenciária Feminina de Santana em março de 2014 e de dados disponibilizados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo sobre a aplicação da Lei nº 12.433/2011, que alterou a Lei de Execução Penal (LEP – Lei n.7.210/1984) estabelecendo a redução da pena para as pessoas que estudam.
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Percursos da Arte na EducaçãoApoio: Instituto C&ASérie de vídeos contendo depoimentos de 20 arte-educadores representativos de diversos segmentos da arte-educação no Brasil (museus, pontos de cultura, escolas, ONGs, universidades) e com destaque na história do ensino de arte.
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Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aulaApoio: Wikimedia FoundationA publicação resulta de um mapeamento sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, que teve como objetivo identificar as iniciativas existentes no país na área, as disputas e diferentes pontos de vista sobre o conceito de REA, a aplicação de lei e estratégias políticas, modelos de negócios e o quadro legal e de políticas públicas sobre o tema.
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A cultura como campo de trabalho para a juventude: políticas, experiências e desafiosApoio: CCJ / Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São PauloSistematização do Seminário Cultura e Juventude, realizado pela Ação Educativa e pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ), por meio do convênio do Programa Jovem Monitor/a Cultural. O Seminário contou com a participação de gestores, pesquisadores, artistas e empreendedores jovens como debatedores e público participante.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na EscolaTrata-se de um instrumento que permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial. Essa metodologia participativa orientou a própria elaboração dos indicadores, desenvolvidos por meio de amplo trabalho coletivo por iniciativa da organização não governamental Ação Educativa.