Publicações
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Litígio estratégico para a mudança do padrão decisório em direitos sociais: ações coletivas sobre educação infantil em São Paulo
O artigo analisa o potencial da atuação do Judiciário na promoção de direitos sociais a partir de recente decisão do TJSP sobre educação, na qual é determinada a ampliação do número de vagas disponíveis de forma a atender parte significativa da demanda conforme plano apresentado pelo Executivo, com regime de monitoramento específico.
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Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014
O Indicador de Letramento Científico (ILC) tem o objetivo de monitorar a evolução das habilidades em ciências da população jovem e adulta brasileira – de 15 a 40 anos.
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Guia Tô no Rumo: Jovens e Escolha Profissional
O material é resultado de um trabalho realizado desde 2007 com professores e estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de ajudar as escolas a serem lugares onde jovens pensam projetos de futuro. O guia é composto por sugestões de atividades, com dicas práticas para os educadores; textos de apoio para contextualizar as questões debatidas; materiais de apoio para executar as atividades; e dicas de filmes, sites e livros.
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O direito à educação nas prisões no Estado de São Paulo: dados sobre a oferta educacional e a remição da pena pelo estudo
A publicação apresenta informações e análises a partir de pesquisa realizada na Penitenciária Feminina de Santana em março de 2014 e de dados disponibilizados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo sobre a aplicação da Lei nº 12.433/2011, que alterou a Lei de Execução Penal (LEP – Lei n.7.210/1984) estabelecendo a redução da pena para as pessoas que estudam.
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Percursos da Arte na Educação
Série de vídeos contendo depoimentos de 20 arte-educadores representativos de diversos segmentos da arte-educação no Brasil (museus, pontos de cultura, escolas, ONGs, universidades) e com destaque na história do ensino de arte.
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Em Questão 11 – Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula
A publicação resulta de um mapeamento sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, que teve como objetivo identificar as iniciativas existentes no país na área, as disputas e diferentes pontos de vista sobre o conceito de REA, a aplicação de lei e estratégias políticas, modelos de negócios e o quadro legal e de políticas públicas sobre o tema.
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A cultura como campo de trabalho para a juventude: políticas, experiências e desafios
Sistematização do Seminário Cultura e Juventude, realizado pela Ação Educativa e pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ), por meio do convênio do Programa Jovem Monitor/a Cultural. O Seminário contou com a participação de gestores, pesquisadores, artistas e empreendedores jovens como debatedores e público participante.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola
Trata-se de um instrumento que permite à comunidade escolar avaliar suas práticas, ao tempo em que descobre novos caminhos para construção de uma educação com a marca da igualdade racial. Essa metodologia participativa orientou a própria elaboração dos indicadores, desenvolvidos por meio de amplo trabalho coletivo por iniciativa da organização não governamental Ação Educativa.
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Graffiti em SP: tendências contemporâneas
A obra apresenta um histórico da exposição comemorativa do Dia do Graffiti realizada anualmente na sede da Ação Educativa desde 2004. O evento reuniu 223 obras de artistas individuais e de coletivos durante 10 edições. Passaram pela Expo Graffiti desde os pioneiros, como Carlos Matuk e Hudinilson, falecido em 2013, até a geração hip hop, passando pelo graffiti anarquista e a introspectiva arte produzida por adolescentes internos da Fundação Casa.
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Informe Gênero e Educação
Lançada em Conferência Nacional promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, versão atualizada de documento de 2011 alerta para a descontinuidade de políticas e de programas públicos de educação, gênero e sexualidade e para a crescente autocensura em órgãos governamentais diante da pressão de grupos religiosos conservadores.
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Em Questão 8: Educação e Desigualdades na cidade de São Paulo
A publicação apresenta e analisa dados educacionais e orçamentários oferecendo subsídios para o debate público sobre os rumos da educação na cidade de São Paulo.
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Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental
O material apresenta um quadro de sinais que possibilitam identificar o que vai bem e o que vai mal no contexto escolar, de forma que todos tomem conhecimento e tenham condições de discutir e decidir as prioridades de ação para sua melhoria.